Cultura, Santo Tirso

Exposição de pintura da artista plástica Teresa Palma no Centro Cultural de Vila das Aves em Santo Tirso

A partir da próxima sexta-feira, dia 11 de novembro, estará patente ao público no Centro Cultural de Vila das Aves a exposição de pintura da artista plástica Teresa Palma.

Intitulada Solução / Dissolução / Resolução esta mostra promovida pela Câmara Municipal de Santo Tirso reúne um conjunto de trabalhos através dos quais se reflete sobre a ambiguidade do termo tela. A exposição poderá ser vista até ao dia 6 de janeiro de 2012.

Com mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Teresa Palma (Lisboa, 1978) explora neste conjunto de trabalhos a «afinidade entre as práticas da Tecelagem e da Pintura» sendo, por isso, «a tela encarada como suporte e como material pictórico», segundo refere a artista-plástica.

Para esta exposição, o trabalho desenvolvido por Teresa Palma traduziu-se nas três fases enunciadas no título: «A primeira fase corresponde à realização de duas pinturas; na segunda fase é efetuado o corte das duas pinturas em tiras e, na terceira fase, as tiras das duas pinturas são entrelaçadas, o que dá origem a uma nova pintura, proveniente da junção das anteriores».

TERESA PALMA

Natural de Lisboa, Teresa Palma (1978) concluiu em 1996 o Curso Geral de Artes da Escola António Arroio e nesse mesmo ano realiza o 1º Curso Livre de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2001 termina a Licenciatura em Artes Plásticas (Pintura) na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e, um ano depois, faz o Curso para Monitores de Expressão Plástica do Centro Artístico Infantil da Fundação Calouste Gulbenkian. Ainda na Faculdade de Belas Artes termina em 2008 o Mestrado em Pintura com a tese Fragmentação e Reconstituição do Suporte Pictórico.

Desde 2000 que Teresa Palma tem apresentado com regularidade o seu trabalho em diferentes exposições coletivas e individuas. É disso exemplo a sua participação na exposição Povo (2010), promovida pela Fundação EDP no âmbito das comemorações do Centenário da República ou, a nível individual, a exposição Limite e Expansão, da Galeria Pedro Serrenho Arte.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *