Alcoutim, Educação, Sociedade

Homenagem ao Professor Joaquim Moreira dá o seu nome à Escola de Martim Longo – Alcoutim

A Escola Básica de Martim Longo foi batizada com o nome do professor Joaquim Moreira, seu patrono, oito anos depois do seu falecimento.

Nesta homenagem estiveram presentes várias entidades locais e regionais, onde se destacavam o Diretor Regional de Educação do Algarve, Professor Alberto Almeida, o Presidente da Câmara Municipal de Alcoutim, Dr. Francisco Amaral e o Diretor do Agrupamento de Escolas do Concelho de Alcoutim, Professor António Amorim. No público destacavam-se vários familiares do Professor Moreira, comovidos com este tributo, que perpetua o trabalho do docente em prol do desenvolvimento da educação no concelho.

Depois da missa em memória do professor, seguiu-se o descerramento da placa de homenagem e a visita à exposição biográfica. Na sessão de testemunhos, o diretor do Agrupamento de Escolas de Alcoutim enfatizou a “justiça deste ato”, referindo-se à “justa homenagem” realizada agora pela autarquia.

“Ser professor é também, e essencialmente, uma questão de fé”, afirmava o filho do professor, Dr. João Pedro, nas sentidas palavras que deixou em memória do pai, sublinhando o carácter “demasiado humano” do educador.

O presidente da Câmara Municipal de Alcoutim realçou o papel fundamental do professor no ensino do concelho de Alcoutim, quando, por exemplo, criou a Telescola em Martim Longo. “Foi o então padre Moreira que, com a sua vontade, tenacidade e persistência, conseguiu que largas dezenas de alcoutenejos fossem mais além e concluíssem aqui o antigo 2º ano”, realçava.

Dr. Francisco Amaral aproveitou ainda a ocasião e a presença do Diretor Regional de Educação para lamentar que os anteriores governantes não tivessem tido “um dia, uma hora, para inaugurar a Escola de Martim Longo, que foi financiada pela Câmara”. “Esta escola foi decidida fazer com muitos murros na mesa, foi tirada a ferros” concluía.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *