Cultura, Gondomar

Exposição “Alma Tua” em Gondomar

“Alma Tua”, de Norberto Valério e Miguel Gomes, é a exposição de fotografia e poesia que, até 12 de Novembro, está patente na Casa da Juventude de Rio Tinto. Apresentando um conjunto de imagens e textos inspirados num trajecto pela linha ferroviária do Vale do Tua, a exposição dá a conhecer as distintas perspectivas do fotógrafo (Norberto Valério) e do poeta (Miguel Gomes).

De recordar que o projecto “Alma Tua” não efectua a sua primeira “passagem” pelo Concelho de Gondomar – pois já obteve, com um conjunto de três fotografias de Norberto Valério, uma Menção Honrosa no II Prémio de Fotografia Associação Artística de Gondomar.

Este projecto é inteiramente dedicado ao Rio Tua e à linha de caminho de ferro com o mesmo nome. E, por inerência, a parte da população do Nordeste Transmontano. Norberto Valério e Miguel Gomes consideram que o rio, a linha e a população “estão ameaçados pelo abandono” e que “há muito são condenados por parte do poder político”.

Pretendendo manter memória(s) de uma linha ameaçada pela construção de uma nova barragem, os artistas salientam que se irá alterar, irremediavelmente, “uma paisagem única, verdadeiro património da humanidade”.
O projecto “Alma Tua” procura mostrar um pouco da beleza das terras, das gentes e da sua alma – pretendendo, também, sensibilizar para a sua salvaguarda. Como destacam os autores da exposição, “É impossível, quando se veste um pouco mais de alma, ficar indiferente à beleza do Vale do Tua”.

A exposição foi formalmente inaugurada no dia 17 de Outubro. Pode ser visitada até ao próximo dia 12 de Novembro.

Mais informações em http://www.almatua.com

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *