Cultura, Mangualde

Lançamento do livro “Na rota da 3ª invasão francesa: o concelho de Mangualde e suas vítimas”

O Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde acolhe, no próximo dia 17 de Novembro, quinta-feira, o lançamento do livro “Na rota da 3ª invasão francesa: o concelho de Mangualde e suas vítimas”. A cerimónia está marcada para as 18h00 e contará com a presença do edil mangualdense, João Azevedo.

 

O livro, de autoria de Maria Antónia Lopes, retracta algumas das acções de vandalismo e as 44 vítimas civis conhecidas, que foram assassinadas pelas tropas, aquando da 3ª invasão francesa às terras que compõe actualmente o concelho de Mangualde, em Setembro de 1810.

 

Doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Coimbra, Maria Antónia Lopes é Professora da Faculdade de Letras da mesma Universidade, investigadora integrada do Centro de História da Sociedade e da Cultura de Coimbra e colaboradora do Centro de Estudos de História Religiosa da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Com várias obras e artigos publicados, a sua área de investigação é a história social de Portugal nos séculos XVIII a XX, nomeadamente: história das mulheres, das crianças, dos pobres, das políticas sociais, das instituições de assistência, de Coimbra e da vida privada.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *