Sardoal, Sociedade

Eucalipto Grosso, em Sardoal alvo de intervenção

O Eucalipto Grosso de Sardoal, considerado Monumento Classificado, está a ser alvo de uma intervenção, que visa limpar as suas partes secas, preservando a saúde da árvore, bem como tornar a passagem mais segura para viaturas e peões, prevenindo a eventual queda de ramos.

Esta complexa operação está a cargo das equipas do Gabinete Técnico Florestal de Sardoal, com a ajuda dos Bombeiros Municipais de Abrantes, que cederam um veículo pesado auto-escada, com cerca de 30 metros de altura.

A intervenção, devidamente aprovada pela Autoridade Florestal Nacional, vai durar três ou mais dias e teve início na Segunda-feira, 7 de Novembro.

Foi efectuada nesta ocasião, porquanto o clima deixou de estar quente, deixando a árvore de estar em “stress hídrico” (falta de água no Verão) e não possuir trocas a nível da seiva.

O Eucalipto Grosso (ou Grande) fica na Estrada Municipal 532 e possui cerca de 160 anos de idade, sendo um ex-libris do Concelho de Sardoal. Designado cientificamente “Eucalyptus Globulus Labill”, é considerado Monumento Classificado, desde Janeiro de 1972, após publicação do respectivo registo oficial no então “Diário do Governo”, hoje “Diário da República”.

Tem uma altura total de 64 metros, o diâmetro da copa ronda os 25 metros, o diâmetro da base mede 5,4 metros, atingindo a circunferência da base 16 metros.   

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *