Cultura, Palmela

ESTE – Estação Teatral apresenta comédia em Pinhal Novo em Palmela

A companhia ESTE – Estação Teatral apresenta “A Verdadeira História da Tomada do Carvalhal” no dia 11 de Novembro, às 21h30, em Pinhal Novo. O Espaço ContraFacção recebe o espectáculo, com encenação e dramaturgia de Nuno Pino Custódio, numa organização da Artemrede com a Câmara Municipal de Palmela e apoio do Bardoada – O Grupo do Sarrafo e PIA – Projectos de Intervenção Artística.

A comédia, inspirada num episódio histórico, retrata a sociedade portuguesa do final do século XIX e, em especial, a vida da população que retirava o seu sustento do trabalho no campo. As entradas valem 2,5 euros, com descontos de 25% para menores de 25, maiores de 65, desempregados, estudantes e grupos com mais de dez pessoas. Informações e reservas através do telefone 212336634.

 

Encenação e Dramaturgia: Nuno Pino Custódio

Cenografia e Figurinos: Marta Carreiras

Música: José Reis Fontão

Desenho de Luz: Pedro Fino

Interpretação: Carlos Pereira | Leonor Cabral | Rui M. Silva

Interpretação Musical: Alexandre Barata | António Supico | Ricardo Brito | José Emílio Martins

Dur.: 60min (sem intervalo)

M/12 | Comédia

 

«– De quem é o Carvalhal?

– É do Senhor Garrett…

Em 1890, a família Garrett era uma das mais importantes do distrito. Explorava as pastagens do Carvalhal e a Irmandade do Santíssimo as castanhas. O povo do Souto da Casa, por sua vez, detinha o cultivo da terra. Mas houve uma época em que o rico proprietário incumbiu o seu feitor, António Antunes Aquém, de ocupar todos os terrenos e não deixar que se cultivasse. Então, os sinos tocaram a rebate, o povo juntou-se e Aquém, desde o alto da Serra até ao povoado, foi obrigado a carregar um pesado tronco de castanheiro às costas.

– De quem é o Carvalhal? – Insistiam.

– É vosso… – Respondia o castigado, vencido pela dura provação.

Mas não era ainda isto que todos queriam ouvir. E foi vê-lo descer encosta abaixo carregando a sua cruz. Foi o seu sofrimento, a sua aflição – afinal o sofrimento e a aflição de um povo – que o fez proferir, alto e bom som, as palavras ajustadas.  

– De quem é o Carvalhal?

– O Carvalhal… é nosso!»

 

“Fado Portugal – uma História de Faca e Alguidar”

Retrato social do povo português encerra Festa da Marioneta em Palmela

 

O Auditório Municipal de Pinhal Novo recebe o espectáculo “Fado Portugal – uma História de Faca e Alguidar” pelo grupo S.A. Marionetas, no dia 12 de Novembro, a partir das 21h30. Retrato social do povo português através da música, “Fado Portugal” dá vida às personagens do quadro de Malhoa, com texto original de José Gil, Sofia Vinagre e Natacha Costa Pereira.

«A música dos sentidos, como muitos lhe chamam, é o elo de ligação de todos os acontecimentos onde o movimento e a música são mais valorizados que a palavra, e onde o humor está sempre presente. Nesta produção mantém-se a preocupação do rigor tanto a nível musical como a nível estético, utilizando para o efeito marionetas de mesa e manipulação directa.»

As entradas para este espectáculo, que encerra a Festa da Marioneta no concelho de Palmela, valem quatro euros, com descontos de 25% para menores de 25, maiores de 65, desempregados, estudantes e grupos com mais de dez pessoas. A organização é da responsabilidade da Artemrede com a Câmara Municipal de Palmela. Informações e reservas para os espectáculos através do telefone 212336634.

 

Ficha artística e técnica:

 

Original de: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Diálogos: José Gil, Natacha Costa Pereira, Sofia Vinagre

Construção de Marionetas: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil

Manipulação: José Gil, Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Pintura dos cenários: Natacha Costa Pereira

Cenários: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira, José Gil

Figurinos das Marionetas: Sofia Vinagre

Estruturas Cénicas: José Gil

Pesquisa: Sofia Vinagre, Natacha Costa Pereira

Fotografia: Sofia Vinagre

Produção: S.A. Marionetas – Teatros & Bonecos

Dur.: 50min (sem intervalo)

M/6

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *