Cultura, Torres Vedras

Acordeonista Eugénia Lima vai ser homenageada em concerto em Torres Vedras

No âmbito do Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo, o Teatro-Cine de Torres Vedras vai acolher no próximo dia 11 de Novembro, pelas 21h30, um concerto de homenagem a Eugénia Lima.

Para muitos considerada a melhor acordeonista portuguesa de sempre, Eugénia Lima é grandemente responsável pela difusão da música de acordeão em Portugal, principalmente nos meios rurais. Nascida em Castelo Branco em 1926 e autodidacta, aquela acordeonista começou ainda criança a animar bailes na Beira Baixa, tendo actuado posteriormente em todo o país, com especial incidência em concelhos da região Oeste como Torres Vedras, Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Mafra, o que a tornou uma autêntica “lenda viva” nesta zona de Portugal. Tocou também em variadíssimos países, especialmente naqueles em que as comunidades portuguesas têm uma presença mais forte. Responsável pela introdução de uma nova forma de interpretação do acordeão, Eugénia Lima estudou no Conservatório de Acordeão de Paris, sendo igualmente de referir que é autora de várias músicas e arranjos musicais.

Do seu percurso destaque-se ainda o 1º lugar que obteve no Concurso de Acordeonistas da Emissora Nacional (1947); o “Óscar da Imprensa” para a melhor solista de música ligeira (1962); inúmeras medalhas, placas e diplomas atribuídos por entidades portuguesas e estrangeiras; o Grau de “Dama da Ordem Militar de Santiago da Espada” (1980); o Diploma Honorífico atribuído pela União Nacional dos Acordeonistas de França (1984); a condecoração com a Medalha de Mérito Cultural (1986); e o grau de “Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique” (1995).

Aquele concerto contará com a participação dos acordeonistas Bianca, Catarina Brilha, José Cláudio e Tino Costa, estando ainda previsto a exibição de um documentário sobre a vida e a carreira de Eugénia Lima.

O preço  do bilhete para se assistir a esse concerto é de 5 euros.

A 8.ª edição do festival Acordeões do Mundo é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras/Teatro-Cine de Torres Vedras; tem como patrocinador principal o Arena Shopping; como água oficial a Água do Vimeiro; como hotel oficial o Hotel Campo Real Golf Resort & Spa; e conta com o apoio à divulgação do Turismo de Lisboa.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas no seu site (acessível em: www.acordeõesdomundo.com).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *