Celorico de Basto, Sociedade

Perigos das braseiras e lareiras discutidos em Celorico de Basto

A Câmara Municipal de Celorico de Basto através da Câmara Amiga vai proporcionar, de hoje até dia 10 de Novembro, no auditório da Quinta do Prado, junto dos idosos do concelho, sessões de esclarecimento, sobre os cuidados a ter com as braseiras e as lareiras.

A acção será regida pelo Comandante dos Bombeiros Voluntários Celoricenses, António Marinho Gomes e segue na óptica de consciencializar os idosos do cuidado a ter quando utilizam este género de mecanismos para se aquecerem nos meses frios de inverno.

A mobilidade reduzida da maioria dos idosos dificulta a fuga de situações de perigo, por isso, este tipo de acções junto desta faixa etária torna-se primordial para salvaguardar o bem-estar de todos.

A maioria das lareiras das casas dos idosos não apresentam qualquer resguardo o que em muitos casos, dada a proximidade a objectos facilmente inflamáveis, leva à deflagração de incêndios nas habitações sobretudo dos idosos que vivem sozinhos e sem qualquer tipo de retaguarda familiar. Uma situação dessas pode tornar-se difícil de resolver sobretudo se existirem limitações físicas.

Um outro ponto a dar destaque é  a referência à libertação de gases que podem ser letais se o local onde se encontra a braseira estiver demasiado isolado. A proximidade de aparelhos eléctricos com as braseiras será, também, um dos muitos perigos a evitar.

Estes e outros aspectos serão alvo de discussão e esclarecimento junto dos idosos do concelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *