Economia, Tecnologia

NET premeia criação de empresas inovadoras

Estão abertas as candidaturas para a VIII Edição do Concurso de Ideias promovido pela NET – Novas Empresas e Tecnologias S.A. (Business and Innovation Centre do Porto) com o patrocínio da InovCapital – Sociedade de Capital de Risco e a colaboração do IAPMEI – Instituto de Apoio às PME e ao Investimento – e da Adi – Agência de Inovação. O período de candidaturas decorre até 30 de Dezembro de 2011.O Concurso de Ideias visa premiar o espírito empreendedor e contribuir para o crescimento do tecido empresarial inovador da Região Norte. “É fundamental apoiar e incentivar as ideias e projectos que fervilham nos nossos potenciais empreendedores, criando oportunidades para se tornarem realidade”, refere o director geral da NET, José de Almeida Martins.No âmbito do concurso, serão seleccionadas 10 ideias/projectos que visem a criação de PME inovadoras na Região Norte e que venham a desenvolver a sua actividade em sectores como: bens de equipamento de alta tecnologia; ciências da vida e biotecnologia; ciências e tecnologias do mar; electrónica; indústria e componentes automóvel; inovação nos sectores tradicionais; meio ambiente e energia; nanotecnologias; novos materiais; software; tecnologias de informação e comunicação.

Numa primeira fase, as 10 ideias seleccionadas beneficiarão de assistência técnica à elaboração e desenvolvimento do plano de negócios. Na segunda fase, o melhor plano de negócios será premiado, após criação da empresa, com um computador portátil e 2 mil euros para a realização de capital social, caso a empresa criada se enquadre nos critérios do FCR FINICIA. Numa situação em que a empresa não se enquadre no FCR FINICIA, poderá usufruir de incubação no Centro de Empresas NET, até perfazer o referido valor. O segundo classificado receberá um computador portátil e o terceiro será premiado com um tablet. A terceira fase de prémios confere às empresas criadas no concurso a possibilidade de beneficiar de inclusão no EIBTnet para apoio à sua consolidação.

O regulamento e formulário de inscrição estão disponíveis em www.net-sa.pt.

Este Concurso de Ideias decorre no âmbito do EIBTnet, programa de apoio à criação de empresas inovadoras e de base tecnológica promovido pela NET e co-financiado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Ainda no contexto do EIBTnet, irá decorrer em Novembro o Seminário de Geração e Maturação de Ideias. Com a duração de 15 horas, divididas em três sessões, o seminário visa apoiar o empreendedor na geração, amadurecimento e avalição de uma ideia de negócio.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *