Seixal, Sociedade

Imigração e integração em debate no Fórum para a Cidadania no Seixal

No dia 23 de novembro, quarta-feira, realiza-se o 5.º Fórum para a Cidadania, desta vez para debater o tema Imigração e Integração: Perspetivas de Futuro.

O fórum tem lugar nos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal, a partir das 9.15 horas, e propõe a realização de dois grupos de trabalho: um para debater As Condições de Integração dos Imigrantes no Seixal e outro que se vai debruçar sobre as Perspetivas de Futuro sobre a Imigração e Consequências Locais.

As inscrições para este evento podem ser realizadas nos Serviços Online no site da autarquia, até ao dia 18 de novembro, sexta-feira.

Este fórum é uma iniciativa anual aberta à participação de todas as pessoas e instituições e tem como objetivo promover um espaço de reflexão conjunta e debate sobre os problemas que afetam a população imigrante e as comunidades culturais, de forma a reforçar o trabalho em parceria que tem vindo a ser desenvolvido ao nível da integração dos/as imigrantes e do fortalecimento do diálogo intercultural.

Programa

9.15 horas – Receção dos participantes / Identificação dos grupos de trabalho
9.30 horas – Sessão de Abertura – Corália Loureiro, Vereadora do Pelouro de Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Ação Social da Câmara Municipal do Seixal.

9.45 horas – Apresentação do «Estudo de Diagnóstico de Caracterização da População Imigrante e Identificação dos seus Problemas e dos seus Contributos para as Dinâmicas de Desenvolvimento do Município do Seixal» (ACIDI CMS-CEG/IGOT-UL)
Orador – Luis Moreno, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e professor no Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT- UL). Coordenador científico do Estudo de Diagnóstico.

10 horas – Início dos Grupos de Trabalho

Grupo 1 – Tema: «As Condições de Integração dos Imigrantes no Seixal»

Dinamizador – Luis Moreno, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e professor no Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT- UL). Coordenador científico do Estudo de Diagnóstico do Seixal.

Grupo 2 – Tema: «Perspetivas de Futuro sobre a Imigração e Consequências Locais»

Dinamizador – Jorge Malheiros, investigador do Centro de Estudos Geográficos (CEG) e professor no Instituto de Geografia e de Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (IGOT-UL). Coordenador científico dos estudos de diagnóstico, junto do ACIDI, a nível nacional; representante de Portugal na SOPEMI da OCDE.

12- 12.45 horas – Apresentação das Conclusões e Recomendações resultantes dos Grupos de Trabalho.
Jorge Malheiros e Luís Moreno.

Moderação: Helena Palacino, Chefe da Divisão das Migrações e Cidadania.

12.45 horas – Sessão de Encerramento – Corália Loureiro, Vereadora do Pelouro de Recursos Humanos, Modernização Administrativa e Ação Social da Câmara Municipal do Seixal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *