Gondomar, Sociedade

Câmara de Gondomar aprova apoios para movimento associativo

Foram aprovados, por unanimidade, em reunião de Câmara (de 3 de Novembro) os protocolos referentes ao Programa de Apoio ao Associativismo Cultural, Recreativo, Desportivo e Social. O valor total deste investimento aproxima-se, este ano, dos 900 mil euros. Número ao qual há, ainda, que adicionar os apoios institucionais a organismos de cariz concelhio, como a Federação das Colectividades e a Federação das Associações de Pais do Concelho de Gondomar.

O total (de 936.662,30 euros) representa, em relação a 2010, uma ligeira redução. As condicionantes económicas nacionais (e internacionais) obrigaram, de uma forma ainda mais premente, a que a Câmara Municipal de Gondomar fizesse uma análise criteriosa das várias centenas de candidaturas apresentadas. Assim, e tendo em conta as condicionantes externas (e a área social que, naturalmente, exige uma cada vez maior atenção) a prioridade foi o Programa de Apoio à Acção Social.

O Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Maj. Valentim Loureiro, defendeu que “não obstante as dificuldades financeiras que se sentem, assim como todas as restrições orçamentais impostas, é fundamental não efectuar ‘cortes’ nos apoios às associações locais” – justificando esta decisão pela “relevância que as colectividades assumem na promoção de actividades e, em paralelo, com uma forte intervenção social”. Aliás, salientou Valentim Loureiro, “nesta época de crise será, precisamente, a área social que irá exigir uma atenção muito especial – e, aí, a Câmara de Gondomar irá manter todos os apoios, iniciativas e projectos”.

O associativismo cultural e recreativo receberá, da Câmara, 251.625 euros. Para a área social foram destinados 156.079,80 euros. E, para a área desportiva, 486.957,50. No entanto, refira-se, das várias centenas de candidaturas aprovadas, algumas são transversais (abrangendo áreas de intervenção distintas, mas complementares).

Estas verbas destinam-se ao apoio para o desenvolvimento regular de actividades nas diversas instituições concelhias. Com este programa os clubes, associações e colectividades de Gondomar irão apostar na dinamização das já habituais iniciativas, assim como na formação, aquisição de viaturas ou na concretização de obras de beneficiação (ou remodelação) de instalações. Este programa, que data de Março de 1995, é uma forma de regulamentar os apoios concedidos, fazendo-o em função dos projectos e candidaturas apresentados.

De referir, também, que a Câmara Municipal de Gondomar não se restringe aos apoios monetários. Nestes valores não se quantificam situações como as de utilização das estruturas desportivas, disponibilização de recursos humanos, cedência de transportes e, até, o pagamento de inscrições e seguros de atletas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *