Educação

IDMEC-FEUP lança projeto para avaliação da qualidade do ar interior nas escolas

No âmbito das recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Plano de Ação Ambiente e Saúde para a Europa, cujo objetivo passa pela redução e prevenção das doenças respiratórias provocadas pela poluição do ar interior e exterior, o projeto europeu SINPHONIE – Schools Indoor Pollution and Health: Observatory Network in Europe – financiado pela DG Sanco, vai arrancar também em Portugal. Liderado pelo Instituto de Engenharia Mecânica – Pólo FEUP (IDMEC-FEUP) e pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), o projeto conta também com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a Universidade de Aveiro (UA).

 

O projeto SINPHONIE tem como principais objetivos a avaliação da qualidade do ar interior de um conjunto de escolas do 1º ciclo do ensino básico e jardins-de-infância e o estudo do impacto das condições do ambiente interior na saúde e desempenho das crianças, bem como desenvolver prioridades locais e nacionais em saúde na idade escolar. De uma forma simbólica, a apresentação do projeto vai decorrer nas instalações da Escola EB1/JI do Campo 24 de Agosto (Campo 24 de Agosto, 312-Porto), a partir das 11h30.

 

Esta ação que conta com o apoio da Direção Regional de Educação do Norte (DREN) e da Câmara Municipal do Porto (CMP) será continuada por um projeto de âmbito nacional que envolverá 20 escolas (80 salas de aula), abrangendo 1600 crianças e no qual se avaliarão os efeitos na saúde das crianças da exposição ao ar interior das escolas e da própria habitação.

 

Na opinião de Eduardo Oliveira Fernandes, coordenador do estudo, este projeto reveste-se da maior importância uma vez que “ se trata de um estudo multidisciplinar, saúde/ambiente, e de um exemplo prático da implementação da Declaração de Parma e do Plano de Ação Ambiente e Saúde da União Europeia”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *