Cultura, Seixal

Exposição Origem e Princípio patente até dia 12 de novembro no Seixal

Está patente na Biblioteca Municipal do Seixal até ao dia 12 de novembro, sábado, a exposição Origem e Princípio, mostra comemorativa dos 900 anos do nascimento de Afonso Henriques, fundador de Portugal.

Entre 6 e 28 de Outubro a exposição recebeu 808 visitantes, dos quais 763 são crianças e 45 são professores.
De acordo com as fontes históricas, o nascimento de Afonso Henriques terá ocorrido há 900 anos, entre 1006 e 1111. Ainda que se constate entre os historiadores uma falta de unanimidade sobre a data desta ocorrência, afigura-se oportuno assinalar em 2011 esta comemoração. É a data defendida por Alexandre Herculano, e coincide com o período limite em que se pode fixar o nascimento do primeiro rei de Portugal, figura histórica a que está associada a origem dos portugueses enquanto grupo social e cultural num espaço geográfico, e de Portugal, enquanto entidade política independente.

Com esta exposição o Seixal deseja destacar este acontecimento e o seu relevante significado histórico: o do nascimento de Portugal, homenageando o fundador de uma nação, bem como a existência e o percurso histórico de Portugal, entidade social e política com uma narrativa histórica, cultural, material e simbólica.

Paralelamente, outras iniciativas educativas em torno da exposição permitem também valorizar, centrar e afirmar a realidade concelhia quer no processo narrativo histórico, quer na realidade atual do poder local democrático, cujas raízes se fundam nos primórdios da história portuguesa.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *