Educação, Montijo

D. Pedro Varela e Jorge Peixinho conquistam bandeira verde – Montijo

A Escola Básica D. Pedro Varela e a Escola Secundária Jorge Peixinho foram distinguidas com a bandeira verde, galardão Eco- Escolas 2010-2011, símbolo de um bom desempenho no cumprimento do programa.

No passado dia 24 de outubro, a Escola Básica D. Pedro Varela hasteou a sua bandeira, ao som dos Batucando – grupo de percussão, na presença das coordenadoras responsáveis do projeto, do diretor da escola e de alguns convidados. Os alunos do Curso de Educação e Formação (C.E.F.) de fotografia fizeram a reportagem fotográfica e foram distribuídos marcadores de livros com dicas ambientais.

O Eco-Escolas é um Programa Internacional, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental/Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Fornece fundamentalmente metodologia, formação, materiais pedagógicos, apoio e enquadramento ao trabalho desenvolvido pela escola.

As escolas foram reconhecidas pela implementação de boas práticas ambientais durante o ano escolar, como a diminuição do consumo de água, a participação em sessões de sensibilização sobre biodiversidade do estuário do Tejo, na Casa do Ambiente, a realização e afixação de cartazes, por alunos, apelando à redução de consumo de água e a dinamização de outras actividades como a presença nas escolas da carrinha Amarsul com informação sobre resíduos.

Recorde-se, que a Câmara Municipal do Montijo é parceira da ABAE – Associação Bandeira Azul Europa/ FEE Portugal na implementação do Programa Eco-Escolas, e todos os anos tem apoiado as escolas aderentes nas atividades desenvolvidas nas temáticas Água, Resíduos, Energia, Biodiversidade, Floresta, etc.

No ano letivo 2011/12 estão inscritas no programa três escolas do concelho: a Escola Básica de D. Pedro Varela, a Escola Secundária Jorge Peixinho e a Escola Secundária Poeta Joaquim Serra.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *