Póvoa de Varzim, Sociedade

Município da Póvoa de Varzim apoia PPT

Teve início, na passada segunda-feira, 31 de Outubro, a quarta edição do Programa Português para Todos (PPT) levada a cabo na Póvoa de Varzim.

Esta é uma iniciativa da Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) – através do Programa Operacional do Potencial Humano – e do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, que tem o apoio do Gabinete de Apoio ao IEmigrante (GAIE) da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

A formação é ministrada pela Escola EB 2/3 de Beiriz e terá lugar duas vezes por semana até Junho de 2011, no total de 150 horas de estudo em horário pós-laboral (das 19h00 às 22h00), na Escola EB 1 Nova. Frequentam, gratuitamente, 41 pessoas de nacionalidades diferentes, sendo que, na sua maioria, são ucranianos.

O arranque do ano lectivo desta turma multicultural contou com a presença de Andrea Silva, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que deu as boas-vindas aos formandos e manifestou o apoio da autarquia a este projecto tendo em conta a grande importância da comunicação na integração de um indivíduo numa nova realidade cultural.

 

Programa Português para Todos (PPT)

O Programa Português para Todos (PPT) visa facultar à população imigrante, residente em Portugal, que comprove não possuir nacionalidade portuguesa e que apresente uma situação, devidamente, regularizada de estadia, permanência ou residência, o acesso a um conjunto de conhecimentos indispensáveis a uma inserção de pleno direito na sociedade portuguesa, promovendo a capacidade de expressão e compreensão da língua portuguesa e o conhecimento dos direitos básicos de cidadania, entendidos como componentes essenciais de um adequado processo de integração, através de um conjunto de acções de formação em língua portuguesa.

Consideram-se destinatários das acções de formação a desenvolver no âmbito deste Programa, os cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, activos empregados ou desempregados e com situação regularizada em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *