Cultura, Póvoa de Varzim

Dia Nacional do Mar na Póvoa de Varzim

A 16 de Novembro, a Biblioteca Municipal assinala o Dia Nacional do Mar com a colaboração de José Abel Carriço, responsável pela Escola de Música da Póvoa de Varzim. A Escola EB1 do Século recebe a visita do professor numa iniciativa que ao mesmo tempo que celebra a data, está também integrada no projecto “Património Marítimo – Aprender e Marear na Lancha Poveira”, promovido pela professora Maria Luísa Salgado, durante o ano lectivo 2011/2012, em parceria com a Biblioteca Municipal. José Abel Carriço falará às crianças sobre “Musicar o Mar”.

Ainda relacionado com este projecto, José de Azevedo, jornalista e escritor poveiro, vai visitar o mesmo estabelecimento de ensino, no dia 24, para contar “Histórias do nosso Mar”.

De 7 a 30 de Novembro, a Biblioteca expõe “A importância do Mar no património marítimo nacional e local”, uma mostra bibliográfica que tem como propósito sensibilizar o público infanto-juvenil para a importância da cultura marítima e do mar, através da disponibilização de informação, independentemente do seu suporte, alertando para temáticas sobre as quais há necessidade de reflectir para preservar o litoral do país.

Por resolução de Conselho de Ministros, desde 1998 que Portugal assinala a 16 de Novembro o Dia Nacional do Mar. As comemorações são dinamizadas, a nível nacional, pela Sociedade de Geografia de Lisboa e a Biblioteca Municipal da Póvoa de Varzim, pela relevância da tradição marítima no concelho, associa-se, há vários anos, à efeméride realizando diferentes actividades culturais cuja fonte de inspiração é o mar.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *