Marinha Grande, Tecnologia

Design na Marinha Grande

As 1ªs Conferências Internacionais de Design, que decorreram de 22 a 30 de Outubro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande, sagraram-se um sucesso, tendo sido visitadas e participadas por cerca de 9000 pessoas.

 

O balanço é da Câmara Municipal da Marinha Grande que, no final do evento demonstra a sua satisfação pela forma como decorreu o certame, que exibiu projectos de inovação e vanguarda tecnológica e discutiu soluções para o futuro da indústria e do design.

 

As conferências realizadas todos os dias, as visitas às empresas do concelho e a afluência de público de todas as idades, sobretudo de estudantes do concelho e de outros pontos do País, reiteram o sucesso deste evento.

 

O encerramento oficial ocorreu no passado sábado, 29 de Outubro, numa cerimónia apresentada pela coordenadora executiva das Conferências, Cristina Simões. O público assistiu à actuação do músico Bruno DeJesus.

 

Seguiu-se o ponto alto da noite, com o desfile de moda que apresentou a última colecção dos Storytailrs. As modelos exibiram as criações dos designers de moda João Branco e Luís Sanchez ao som de três violinistas da banda “The Crow”, que asseguraram uma actuação brilhante.

 

Na cerimónia de encerramento, o Presidente da Câmara lembrou que o certame procurou “interpretar os interesses dos diversos agentes de desenvolvimento e encarar o design enquanto ferramenta promotora do empreendedorismo, inovação, criatividade e competitividade nos mercados nacionais e internacionais, visando promover a disciplina e a região”.

 

Álvaro Pereira mostrou-se “convicto que se tenham estimulado a abertura a novos mercados, a novas experiências e a contactos com designers de outros países, numa perspectiva de internacionalização dos profissionais e dos produtos produzidos não só na Marinha Grande, como no País”.

 

O edil confirmou “o cumprimento de objectivos e a superação das nossas expectativas”, relativamente à forma como as Conferências decorreram.

 

Naquele momento de balanço, agradeceu “reconhecidamente às empresas que apoiaram este evento e, sobretudo, às entidades parceiras que connosco trabalharam arduamente para concretizar as conferências, que em muito contribuiu para o seu sucesso e dignificação”.

 

Reconheceu também  “todos os funcionários da Câmara que se empenharam para o bom decurso das Conferências”. Salientou directamente a equipa da Divisão de Comunicação, Cooperação e Modernização, bem como todos os serviços da Câmara Municipal, “que trabalharam afincadamente para erguer esta iniciativa e que demonstraram a sua competência e eficiência”.

 

O Presidente da Câmara considerou que “as 1ªs Conferências Internacionais de Design são a prova de que Portugal, nomeadamente, o nosso concelho, é produtor de excelência, rigor e exigência”. O que foi possível assistir “no âmbito das 1ªs Conferências Internacionais de Design é a confirmação de que devemos ter muito orgulho na Marinha Grande e em Portugal”.

 

“Estamos orgulhosos e reconhecidos”, concluiu.

 

Conferências em parceria

 

As 1ªs Conferências Internacionais de Design foram organizadas pela Câmara Municipal da Marinha Grande e inseriram-se na segunda fase da Bienal de Artes Plásticas e Design Industrial.

 

Contaram com a parceria de entidades regionais e nacionais, tais como: AND – Associação Nacional de Designers; CENTIMFE – Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos; Entidade Regional de Turismo Leiria-Fátima; ESAD/IPL – Escola Superior de Artes e Design/Instituto Politécnico de Leiria; Grandesign; Grupo Iberomoldes; ISDOM – Instituto Superior D. Dinis; NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria; e Unidade de Investigação “Vicarte” da Faculdade de Ciências e Tecnologia (Universidade Nova de Lisboa) / Faculdade de Belas-Artes (Universidade de Lisboa).

 

À semelhança do que aconteceu no ano passado, com a Bienal de Artes Plásticas e Design Industrial, esta segunda fase da Bienal teve o alto patrocínio do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

 

O programa das Conferências Internacionais de Design conta com o apoio da Gallo Vidro, SA, Glow Models, Graça Cabeleireiros, maquilhadora Ester Marina e Centro Português de Design.

 

Tratou-se de um projecto co-financiado pelo QREN –Programa de Redes Urbanas para a Competitividade e a Inovação do Pinhal Litoral – Eixo II – Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos.

 

Produtos para o mundo “made in Portugal”

 

O programa das Conferências Internacionais de Design contou com um elenco de luxo. Muitos foram os oradores convidados a partilhar a sua experiência e sabedoria com os participantes. Destacam-se o designer francês Ora-Ito, a designer brasileira Ellen Kiss, a designer portuguesa Nini Andrade Silva e o arquitecto português Carvalho Araújo.

 

Paralelamente à realização das conferências, decorreu uma mostra de projectos de Design, engenharia e inovação. Puderam ser apreciados projectos e produtos de destaque mundial, concebidos por empresas portuguesas, nomeadamente da Marinha Grande.

 

Os visitantes vislumbraram ainda uma exposição de “Food Design” e participaram nos workshops e demonstrações sobre a temática. Realizaram-se visitas a empresas do concelho, que foram igualmente muito participadas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *