Ansião, Cultura

Ciclo do Pão recria tradições em Pousaflores – Ansião

O Ciclo do Pão designa a reconstituição, a partir da serra do Anjo da Guarda, de todo o processo que separa a sementeira dos cereais do momento em que provamos pão ou broa acabados de cozer. Para isso, passará a ser possível visitar um edifício, propositadamente construído para o efeito, onde o pão brilha entre outros produtos endógenos e regionais. A algumas dezenas de metros é um moinho de vento, em perfeito estado de funcionamento e de arquitectura ímpar, que acolhe o visitante e mostra como um homem apenas operava todas as ferramentas e, inclusive, rodava sozinho todo o edifício.

Trata-se de um projecto com potencial educativo, pela reconstituição de práticas já  em desuso, mas sobretudo turístico, dado que confere uma atractividade diferenciada a uma zona do concelho já bastante privilegiada em termos paisagísticos e que, agora mais que nunca, urge descobrir.

O Ciclo do Pão  é um projecto da LIAGRA- Liga dos Amigos da Gramatinha, que conta com os apoios do município de Ansião e da junta de freguesia de Pousaflores e financiamento através do programa comunitário PRODER. A apresentação acontece às 11h00 do dia 5 de Novembro, em plena Serra do anjo da Guarda.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *