Sociedade, Viseu

11º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis em Viseu

Realiza-se no fim-de-semana de 19 e 20 de Novembro o 11º ENAJ – Encontro Nacional de Associações Juvenis, uma iniciativa organizada pela Federação Nacional das Associações Juvenis, com o apoio do Instituto Português da Juventude e da Câmara Municipal de Viseu.

 

Actualmente, atravessamos momentos de mudança, de transformação social com inevitáveis consequências para todos os cidadãos, em particular para os mais jovens. A capacidade de entender esta realidade complexa e em mudança, de oferecer respostas ágeis e criativas, são características do associativismo juvenil, revestindo-o de enorme valor social.

A medida anunciada no passado dia 29 de Julho pelo Governo português em relação à fusão das estruturas da Juventude (IPJ, Movijovem, FDTI) com o Instituto de Desporto de Portugal atentam contra uma visão que se desejaria transversal/intersectorial da Juventude e das suas necessidades, incorrendo em risco de subalternização das políticas dirigidas aos jovens em relação ao sector do desporto. Na sequência destes acontecimentos, e em sintonia com as Federações Regionais de Associações Juvenis, decidiu-se organizar um Encontro Nacional de Associações Juvenis, no sentido de se avaliarem os procedimentos e medidas anunciadas pelo Governo para este sector.

Os ENAJ’s – Encontros Nacionais de Associações Juvenis, pela forte participação e interesse que têm mobilizado, têm sido marcos de referência no desenvolvimento desse processo e instrumentos de articulação de um tecido associativo mais forte e eficaz. Através do ENAJ, o movimento associativo juvenil dará, mais uma vez, um inquestionável positivo contributo para a definição de uma política de Juventude mais participada e inclusiva, onde jovens Portugueses se autopropõe assumir um papel relevante e transformador da condição em que o país se encontra.

Com a realização do 11º ENAJ pretendemos a criação de um espaço de debate e intercâmbio, de projecção pública, de discussão e de reflexão participativa das matérias que interessa e preocupam os jovens portugueses, de formulação de Políticas Públicas de Juventude, em Portugal, de consolidação dos elementos identitários do sector e de projecção da melhoria e fortalecimento da sua acção.

À semelhança dos Encontros anteriores realizados em várias cidades do país, neste fórum de debate e discussão de ideias, prevemos a inscrição de cerca de 1000 jovens e dirigentes juvenis oriundos de todo o país, incluindo regiões autónomas, o que nos dá indicação de que este vai ser o maior Encontro Anual de Dirigentes juvenis jamais realizado em Portugal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *