Cultura, Mangualde

«Partilha de afectos» Relembra a lenda de s. Martinho em Mangualde

Com o objectivo de promover a partilha de afectos, a Câmara Municipal de Mangualde, através da Biblioteca Municipal, vai promover um encontro entre crianças e seniores do concelho. A iniciativa realiza-se no próximo dia 11 de Novembro, pelas 10h00, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves.

A acção conta com a realização de uma pequena encenação da Lenda de S. Martinho, seguida de várias canções alusivas à temática, e destina-se aos idosos dos Lares e Centros de Dia do concelho. Os pequenos artistas que vão animar o dia são as crianças do Jardim Infantil de Vila Garcia.

 

Lenda de S. Martinho

Num dia tempestuoso ia São Martinho, valoroso soldado, montado no seu cavalo, quando viu um mendigo quase nu, tremendo de frio, que lhe estendia a mão suplicante e gelada.

S. Martinho não hesitou: parou o cavalo, poisou a sua mão carinhosamente na do pobre e, em seguida, com a espada cortou ao meio a sua capa de militar, dando metade ao mendigo.

E, apesar de mal agasalhado e de chover torrencialmente, preparava-se para continuar o seu caminho, cheio de felicidade.

Mas, subitamente, a tempestade desfez-se, o céu ficou límpido e um sol de Estio inundou a terra de luz e calor.

Diz-se que Deus, para que não se apagasse da memória dos homens o acto de bondade praticado pelo Santo, todos os anos, nessa mesma época, cessa por alguns dias o tempo frio e o céu e a terra sorriem com a bênção dum sol quente e miraculoso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *