Amadora, Sociedade

Início da Formação de Professores em Empreendedorismo na Amadora

No próximo dia 28 de Outubro, amanhã, a partir das 18.00H, tem lugar na Escola Secundária D. João V o início da Formação de Professores em Empreendedorismo, com a realização de um plenário.

Esta acção está  inserida no Amadora Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo Social – promovido pela Autarquia desde 2008 – e que integra as políticas municipais de desenvolvimento social e juventude, enquadrando a dimensão da igualdade de oportunidades.

De 28 de Outubro de 2011 a Maio de 2012, 42 professores do ensino secundário de escolas do Município da Amadora vão ter formação pelo Centro de Formação de Professores.

Além de dotar os professores de competências na área do Empreendedorismo, esta formação visa ainda possibilitar que os docentes trabalhem esta temática nas suas escolas com os alunos e com toda a comunidade educativa.

Esta iniciativa é  a primeira acção para a concretização do eixo de intervenção “Promoção de Informação sobre o Empreendedorismo nas Escolas Secundárias do Município”, que foi incluído este ano no Amadora Empreende.

O conceito de Empreendedorismo vai muito além da capacidade de criar e gerir empresas, aproveitar oportunidades, ter sucesso e gerar emprego. Pressupõe, acima de tudo, a realização do indivíduo por meio de atitudes de inquietação, ousadia e pro-actividade na sua relação com o mundo. Define-se também, como o tipo de comportamento que favorece a interferência criativa e realizadora no meio, em busca de um crescimento pessoal e colectivo, através do desenvolvimento da capacidade intelectual para investigar e solucionar problemas, tomar decisões, ter iniciativa e orientação inovadora, competências essas, cada vez mais exigidas na formação profissional e valorizadas no mundo do trabalho.

A escola, espaço de vida, socialização e formação dos jovens, surge neste contexto como Instituição promotora da educação, e, inserida nela, os professores, enquanto agentes determinantes na construção dos saberes e das novas competências, cabendo-lhe a missão de preparar esses jovens para uma nova Era, que não é mais que a do pleno emprego, e que exige outros referenciais na direcção do trabalho e da cidadania. Contribuindo para a formação de jovens, através de uma proposta pedagógica inovadora, capaz de transformar as suas competências básicas em competências empreendedoras, duráveis, essenciais e necessárias ao seu desenvolvimento profissional, pessoal e futuro.

Considerando que os alunos do ensino secundário se encontram numa fase decisiva do seu percurso profissional, seja pela entrada na universidade ou no mercado de trabalho, está em curso o desenvolvimento de actividades disseminadoras de uma cultura empreendedora que permitam aos jovens estabelecer relações entre a experiência do quotidiano e o trabalho, e entre a teoria e a prática.

Para tal os professores serão alvo de Formação específica e credenciada no sentido de desenvolver um conjunto multidisciplinar e transversal de competências, em torno da organização de experiências enquadradas no currículo.

Sobre o Amadora Empreende

O principal objectivo do Amadora Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo Social é identificar ideias viáveis de negócio e facilitar os percursos concretizadores, prevendo como resultado a criação de Empresas, Cooperativas ou projectos de carácter produtivo no âmbito do tecido associativo do Município, que promovam a capacidade concretizadora dos jovens e a mobilidade e inclusão social de grupos vulneráveis da população.

Escola Secundária D. João V

Rua Maria Lamas (2720-364) Damaia

Mais sobre o Amadora Empreende em http://www.amadora-empreende.net/

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *