Sociedade, Torres Vedras

8.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras está prestes a começar

A 8.ª edição das Festas da Cidade de Torres Vedras vai decorrer entre os próximos dias 27 de Outubro e 12 de Novembro.

A edição deste ano do evento centrar-se-á em duas iniciativas nucleares: o já consolidado Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (que manterá o seu formato com os habituais concertos no Teatro-Cine de Torres Vedras e as actuações de acordeonistas em restaurantes e cafés, tendo como novidade uma homenagem à consagrada acordeonista Eugénia Lima); e a Festa das Freguesias, que terá uma dimensão ampliada, decorrendo no Pavilhão Multiusos de Torres Vedras com 12 tasquinhas e um programa de animação mais intenso.

E precisamente no âmbito da Festa das Freguesias serão desenvolvidas várias acções com vista à valorização do pastel de feijão, pretendendo-se também dessa forma contribuir para a sua certificação. Assim, está prevista a exposição e venda permanente deste produto, bem como a realização de concursos e de workshops de culinária relacionados com o mesmo.

De referir também que a Festa Sénior, a Final do Festival das Vindimas e o Encontro de Folclore terão um modelo diferente, sendo enquadrados no espaço das tasquinhas da Festa das Freguesias.

Também na área da cultura, de mencionar a instalação Jardim das Castas que estará patente na Praça da República, a apresentação do livro Milagres na vida de um médico (da autoria de Carlos Pina), o habitual desfile de bandas filarmónicas do concelho de Torres Vedras, o concerto aberto da Temporada Darcos na Adega Cooperativa de Dois Portos (que será transmitido em directo na Antena 2) e o programa A Festa é Nossa da RTP (que será transmitido a partir de Torres Vedras).

Relacionado com a temática do vinho (que está na base da origem das Festas da Cidade de Torres Vedras) decorrerá o colóquio O Vinho da Estremadura e a habitual Prova Cega de Vinhos, para além das mencionadas Final do Festival das Vindimas e instalação Jardim das Castas.

Já na vertente lúdico-desportiva do evento, refira-se a inauguração do troço concelhio de Torres Vedras da Grande Rota das Linhas de Torres, o passeio de BTT Rota das Adegas e o torneio de petanca Taça Cidade de Torres Vedras.

Saliente-se ainda que no início das Festas da Cidade de Torres Vedras (Dia de S. Gonçalo de Lagos) será inaugurada após a missa em honra deste santo uma exposição no Museu Municipal Leonel Trindade sobre a história do Convento da Graça e da ordem agostiniana; e no términus do evento terá lugar a habitual Sessão Solene da Assembleia Municipal de Torres Vedras em que serão atribuídas as medalhas municipais.

Segundo refere o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Miguel, a propósito destas festividades “as actividades que constam do programa, são, como sempre, de enorme qualidade e suficientemente diversificadas, por forma a abranger os interesses de todos os escalões etários e sociais (…) Estão reunidos todos os ingredientes para que a 8.ª edição das Festas da Cidade tenham o habitual carimbo do sucesso”.

As Festas da Cidade de Torres Vedras são organizadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras e têm como patrocinador oficial o Arena Shopping e as Águas do Vimeiro como água oficial.

Mais informações sobre o evento podem ser consultadas em: www.torresvedrasemfesta.com.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *