Desporto, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António recebe etapa do Projecto Regional de Marcha-Corrida

Vila Real de Santo António recebe, no próximo domingo, dia 30 de Outubro, mais uma etapa do Projecto Regional de Marcha-Corrida.

 

A jornada vila-realense irá colocar dois percursos à disposição dos participantes: um maior, de 9 quilómetros, e outro de dificuldade moderada, com 4,5 quilómetros. Ambos os trajectos percorrem o interior da Mata Nacional das Dunas Litorais de VRSA.

 

O ponto de encontro está agendado para o Complexo Desportivo de VRSA, às 10h00, (partida), devendo os participantes deixar a sua viatura (se for o caso) no estacionamento da nave desportiva.

 

A participação na actividade é gratuita e aberta a praticantes dos 8 aos 88 anos, estando prevista a distribuição de água e fruta ao longo do percurso.

 

O Projecto Regional de Marcha-Corrida foi criado pela então Direcção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, que teve a iniciativa de lançar um calendário de marcha-corrida com periodicidade semanal, destinado à população em geral, no sentido de fomentar a prática da actividade física.

 

Para a concretização da ideia foram convidadas autarquias, Juntas de Freguesia, clubes e associações, consolidando o evento ao longo dos anos e especialmente entre a população com idade superior a 50 anos.

 

O sucesso alcançado levou a que em todos os concelhos do Algarve se realizasse, pelo menos, uma marcha. O elevado número de candidaturas à organização levou a que se organizassem também marchas nocturnas.

 

Com o lançamento do Programa Nacional de Marcha Corrida, apresentado pela então Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, em Abril de 2009, o projecto regional de marchas-passeio passou, a partir de 2009/2010, a ter a denominação de Projecto Regional de Marcha-Corrida, aliando as boas práticas de um projecto com raízes profundas no Algarve a um projecto desenvolvido a nível nacional.

 

 

VRSA faz parte da rede

 

Vila Real de Santo António conta igualmente com um Centro de Marcha e Corrida aberto a toda a comunidade. Um dos objectivos da estrutura é apoiar os munícipes que regularmente praticam a marcha ou a corrida não orientada e que pretendam ser aconselhados, de modo a tirar mais proveito do seu treino.

 

O centro insere-se na filosofia do Programa Nacional de Marcha Corrida e presta acompanhamento técnico às segundas, quartas e sextas das 18h30 às 20h00.

 

Existem também treinos orientados, conforme a seguinte programação: 2ª e 4ª feira, marcha e/ ou corrida; 6ª feira, treino de força.

 

 

 

Projecto Regional de Marcha-Corrida em VRSA

Data: domingo, dia 30 de Outubro

Hora: 10h00

Local: Complexo Desportivo de VRSA

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *