Ansião, Turismo

III Mostra Gastronómica Sabores de Ansião é no próximo fim-de-semana

No último fim-de-semana o Centro de Negócios de Ansião, localizado no Parque Empresarial do Camporês e mesmo à beirinha do IC8, acolheu a terceira edição da Mostra Gastronómica Sabores de Ansião. Um evento organizado pelo município de Ansião e em que cada junta de freguesia assumiu a representatividade da sua gastronomia típica, directamente ou envolvendo colectividades, e que contou ainda com uma vertente dedicada à exposição e venda de produtos endógenos. Um dos momentos altos deste fim-de-semana foi logo a abertura, com a visita a todos os expositores. O executivo liderado por Rui Rocha e seus convidados descobriu curiosidades sobre os produtos expostos e conversou com produtores e expositores. Depois aconteceu o jantar, acompanhado pela actuação do grupo Tempodavó que, quase em estreia absoluta, soube animar a sala, já na altura preenchida por centenas de pessoas.

No Sábado, dia 22, coube à Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Ansianense animar o jantar. Esta foi a noite mais concorrida da Mostra, tendo chegado a haver lista de espera em vários restaurantes, tal a afluência ao jantar. Depois da Orquestra Ligeiras surgiram os sons inconfundíveis dos Drama e beiço que, com alegria e virtuosismo, animaram a sala pela noite fora.

Pode-se dizer que Domingo foi o dia do folclore na Mostra Gastronómica: primeiro, pouco depois das 15h00, assumiu o palco o Rancho Folclórico de Pousaflores, que apresentou o resultado do seu trabalho de recolha e respeito pelas tradições. Mais tarde, às 18h00, foi o Rancho Folclórico Infantil das Serras de Ansião a levar toda a graça e alegria ao Centro de Negócios.

Uma mostra Gastronómica que voltou sobretudo a fazer brilhar a excelência dos produtos e sabores regionais, mas também a capacidade organizativa de município e juntas que, ao longo de três dias, proporcionaram um excelente evento que, em tempo de crise, acabou por conseguir contrariar essa tendência.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *