Lamego, Peso da Régua, Turismo, Vila Real

Festival promove gastronomia típica duriense

     À terceira edição, o Festival de Gastronomia do Douro quer continuar a consolidar a gastronomia como um produto estratégico da região duriense e reforçar o seu reconhecimento público. Durante 45 dias, de 28 de outubro a 11 de dezembro, este certame vai alargar a sua influência a cerca de 40 restaurantes, hotéis e adegas típicas de muitos concelhos durienses que prometem valorizar os produtos tradicionais endógenos e oferecer experiências gastronómicas distintas, com a apresentação de um Menu D’Ouro. Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, acredita no sucesso deste evento, numa altura em que o setor da restauração se prepara para enfrentar um período crítico devido à subida da carga fiscal: “O Douro une-se para colocar à mesa o melhor vinho e o melhor espumante, a gastronomia mais típica e a doçaria mais saborosa que a região tem para oferecer”.

     O conjunto de eventos temáticos que vai dinamizar a terceira edição do Festival de Gastronomia do Douro promete abrir o certame a mais paladares e diversificar o número de matérias-primas utilizadas na confeção de pratos originais. Com um orçamento de 60 mil euros, este ano será dada uma atenção muito especial ao reforço da divulgação e promoção nacional desta iniciativa, com a colaboração de vários órgãos de comunicação social.

     Organizado em conjunto pelas autarquias de Lamego, Peso da Régua e Vila Real, através do projeto Douro Emoções, Turismo do Douro e AE HTDouro, a realização do Festival de Gastronomia durante esta época pretende combater a forte sazonalidade do turismo na região, com os turistas a encherem o território durante a primavera e verão, esvaziando-se logo após as vindimas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *