Economia, Sociedade, Vila Real de Santo António

Associação Odiana e ANJE promovem feira empresarial em Vila Real de Santo António

O Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António, recebe, esta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27 de Outubro, a feira empresarial «Baixo Guadiana no Desenvolvimento Transfronteiriço».

 

Além de fomentar o contacto entre os empresários desta fatia do território, o evento pretende ser um facilitador no campo do empreendedorismo, mostrando como as boas ideias de negócio podem ser colocadas em prática.

 

Numa outra perspectiva, serão evidenciadas quais as ferramentas mais apropriadas para criar uma empresa e, simultaneamente, promover a sua internacionalização. A medida torna-se especialmente útil tendo em conta que toda a zona do Baixo Guadiana português pode beneficiar do potencial de mercado da vizinha Andaluzia.

 

Não se ficando apenas pela apresentação de ideias, a feira empresarial quer ir mais longe no segundo dia de trabalhos (quinta-feira), avaliando as fragilidades do Baixo Guadiana e a forma como estas poderão ser ultrapassadas.

 

Nesse sentido, os três autarcas algarvios do Baixo Guadiana – Francisco Amaral (Alcoutim), José Estevens (Castro Marim) e Luís Gomes (Vila Real de Santo António) – irão debater quais as melhores estratégias para o desenvolvimento desta fatia do território e fazer um diagnóstico das ideias em plano e dos projectos efectivamente implementados no terreno, ao longo da última década.

 

Para ter uma visão mais abrangente, o seminário juntará a perspectiva política à vertente empresarial, chamando ao debate planeadores, empresários, investidores e utilizadores do território.

 

Na tarde de quinta-feira será ainda apresentado, pelo presidente do Instituto da Água (Inag), Dr. Orlando Borges, o plano de ordenamento da albufeira de Odeleite, que pretende dotar aquela barragem com um conjunto de equipamentos de lazer e turísticos.

 

A sessão encerra com uma comunicação sobre os «Impactos das Políticas de Ordenamento no Desenvolvimento do Território», proferida pelo Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território, Dr. Pedro Afonso de Paulo.

 

A feira empresarial decorre no âmbito do projecto PIDETRANS e é uma iniciativa de cooperação entre o Algarve/Alentejo/Andaluzia, financiada pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Portugal – Espanha [POCTEP] 2007-2013 e co-financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional [FEDER], com o apoio da União Europeia. É organizada pela Associação Para o Desenvolvimento do Baixo Guadiana (Odiana) e pela Associação Nacional de Jovens Empresários.

 

Estão confirmadas as presenças de entidades como a CCDR Algarve, a ANJE, o Conséjo Andaluz de Cámaras de Comercio, Industria y Navegación, IEFP, INAG, Confederação Nacional de Caçadores, ATBG e empresas com sede no território.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *