Lamego, Sociedade

Câmara de Lamego e DECO ensinam famílias a poupar

Numa altura em que as famílias portuguesas vão ter de aprender a gerir melhor o seu orçamento familiar devido à grave crise económica e financeira que o país atravessa, a qual irá reduzir o rendimento disponível, a Câmara Municipal de Lamego decidiu organizar diversas ações de sensibilização junto de diferentes setores da população para evitar que sejam ultrapassados os limites de endividamento das famílias do concelho.

     Em parceria com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO), o primeiro dia da iniciativa Gerir€Poupar – Faça Contas à Vida foi dirigido a 20 técnicos de ação social que receberam formação específica sobre os conhecimentos que devem ser dados às famílias com vista à promoção da literacia financeira e à prevenção de situações de exclusão social, promovendo a inclusão, através do aprofundamento de competências na área financeira.

     Na manhã seguinte, a 21 de outubro, a ação de sensibilização teve como destinatários os alunos de três estabelecimentos de ensino – Obra Kolping, Escola Secundária/3 de Latino Coelho e EB 2/3 de Lamego -, de modo a dotar estes jovens de conhecimentos básicos na área da educação financeira. Durante o período da tarde, os técnicos da DECO organizaram sessões especialmente vocacionadas para beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI). Esta aprendizagem foi transmitida numa ótica de trabalho em rede entre a autarquia de Lamego e a Equipa Multidisciplinar do RSI com o propósito de esclarecer e alertar cerca de 90 participantes para a importância da gestão do orçamento familiar, de acordo com o “saber-fazer”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *