Cultura, Santo Tirso

25ª edição das Jornadas Culturais de Vila das Aves em Santo Tirso

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro decorrem no Centro Cultural de Vila das Aves (Santo Tirso) as Jornadas Culturais de Vila das Aves. Organizada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, esta edição comemorativa dos 25 anos do evento, terá como tema «Cidadania e Cultura» e estará sob coordenação de Frei Bento Domingues, O. P.; dominicano, professor, investigador e uma figura ímpar na sociedade portuguesa, cujas reflexões são seguidas na crónica semanal que mantém desde 1992 no jornal diário “Público”.

Organizadas inicialmente pela Fábrica da Igreja de S. Miguel das Aves e posteriormente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, as Jornadas Culturais chegam pujantes à sua 25ª edição e nela se procura propiciar uma reflexão aprofundada sobre a cultura como prática cidadã através de dois binómios: Cidadania / Sociedade e Cultura / Religião.

Neste sentido, são várias as questões em debate, nomeadamente as formas atuais de construção e transformação da sociedade, através do exercício da cidadania ou que papel tem as associações, grupo e as pessoas nas respostas aos vários desafios impostos pela atual crise.

Por outro lado, pretende-se igualmente questionar os efeitos previsíveis da prática do diálogo entre as culturas religiosas e as culturas laicas, para uma cidadania mais assumida, que coloque as culturas e as religiões em interação.

Programa

Sexta-Feira, dia 28 de outubro de 2011

Abertura das 25ªs Jornadas Culturais

21h00 – Receção dos participantes

21h30 – Cerimónia de abertura que contará com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal e o coordenador das Jornadas Culturais. Momento musical com a Oficina de Música do Grupo Coral de Vila das Aves.

22H00 – Conferência de abertura – Frei Bento Domingues, O.P.
Sábado, dia 29 de outubro de 2011

14h30 – Painel  «Cidadania e Sociedade»

Guilherme Oliveira Martins (Tribunal de Contas, Centro Nacional de Cultura, testemunho gravado)

Manuel Pinto (Universidade do Minho)

Teresa Toldy (Universidade Fernando Pessoa)

Moderador: Dr. Filipe Lopes

16h45 – Painel «Cultura e Religião»

Eduardo Duque (Universidade Católica Portuguesa – Braga)

Miguel Oliveira da Silva (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida)

Moderadora: Drª. Maria Helena Miguel

18h00 – Momento cultural – apresentação do Grupo Coral de Vila das Aves

18h15 – Cerimónia de encerramento

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *