Educação, Vila Real de Santo António

Universidade dos Tempos Livres de Vila Real de Santo António passa a ser gerida por cooperativa

A partir deste ano lectivo, a Universidade dos Tempos Livres (UTL) de Vila Real de Santo António inicia um modelo de gestão baseado numa cooperativa, mas manterá toda a oferta educativa em vigor.

 

O novo modelo de funcionamento permitirá agilizar custos e ampliar a carteira de cursos, já que, a partir de agora, existirá maior autonomia para segmentar a oferta em função da procura dos utentes.

 

A alteração foi aprovada em reunião de Câmara, tendo ficado acordado que o município cederá à nova entidade gestora – a Akivida – Actividades Culturais, Educação, Cidadania e Serviços de VRSA, CRL – as instalações, mobiliário e equipamento para desenvolvimento das actividades da UTL, através de um contrato de comodato.

 

Estima-se que, com esta alteração, a autarquia possa poupar cerca de 300 mil euros/ano.

 

Ficam abrangidos por este novo modelo de gestão o edifício principal da UTL (sede), bem como os pólos de Monte Gordo, Aldeia Nova, Manta Rota, Vila Nova de Cacela e Corte António Martins.

 

Uma vez que esta será a primeira vez que a cooperativa vai coordenar o ano lectivo 2011/2012, a autarquia irá comparticipar, através de um contrato programa, o financiamento de alguns cursos.

 

A inscrição na UTL de VRSA tem o valor de 40 euros, dando o direito a participar em dois cursos. Para os beneficiários dos cartões «Família» ou «VRSA Social» há uma redução da tarifa (15 euros).

 

Por cada curso extra, acresce o valor de cinco euros à inscrição, mais uma mensalidade única que poderá ser de 5, 10 ou 20 euros consoante o(s) curso(s) escolhido(s).

 

A oferta formativa da UTL para o ano lectivo 2011/2012, nos seus vários pólos, ultrapassa a centena de modalidades. Fazem parte da lista curricular disciplinas como educação física, informática, inglês, bordados tradicionais, alfabetização, yoga ou português para estrangeiros.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *