Sociedade, Vale de Cambra, Valongo

Seminário “Património Imaterial e Memória” – Gondomar

Organizado pela Área Metropolitana do Porto, realizou-se, no Centro Cultural de Vale de Cambra, nos dias 20 e 21 de Outubro, o Seminário “Património Imaterial e Memória”. Esta iniciativa, que surgiu no âmbito do funcionamento do Conselho Metropolitano de Vereadores da Cultura, reflecte a consciência da importância da salvaguarda dos diversos domínios do Património Cultural Imaterial.

O encontro juntou, no Centro Cultural de Vale de Cambra, mais de uma centena de participantes e oradores – entre autarcas, técnicos e especialistas na temática. Já no segundo dia deste encontro, e em representação do Município de Gondomar, de salientar a presença (e intervenção) do Vereador do Pelouro da Cultura, Fernando Paulo. Abordando o tema “Memórias de Arquivo e Arquivo de Memórias”, Fernando Paulo moderou a conversa com Manuel Real (Arquivista da Área Metropolitana do Porto), Alda Themudo (do (Arquivo Municipal Sophia de Mello Breyner – Gaia) e ainda Rute Reimão e Paula Cunha (da Câmara Municipal do Porto).
O seminário contou com vários painéis e fóruns de discussão – para além da apresentação de distintos projectos de vários municípios e uma visita ao Museu Municipal de Vale de Cambra. A sessão de encerramento, realizada ao final da manhã do dia 21 de Outubro, contou com as presenças de Adriana Rodrigues, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Vale de Cambra, e de Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva Metropolitana do Porto.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *