Seixal, Sociedade

Seixal celebra Semana do Aleitamento Materno

O Município do Seixal celebra de 29 de Outubro a 5 de Novembro, a Semana do Aleitamento Materno, com o objectivo de promover a sua importância na saúde das crianças.

Conversas com a Saúde, aulas de natação para grávidas e bebés e a emissão de um programa de rádio sobre o tema são iniciativas que se vão realizar durante a iniciativa.

Desde 1992 que a Word Alliance for Breastfeeding Action (WABA) tem chamado a atenção para a importância do aleitamento materno, sendo actualmente uma prioridade mundial.

A amamentação traz vantagens importantes para a saúde do bebé e da mãe e que deve ser praticada desde os primeiros minutos de vida. Trata-se de um alimento de fácil digestão, possui todos os nutrientes que a criança necessita nos primeiros meses de vida, na quantidade adequada, diminui o risco de obesidade, reforça o sistema imunitário da criança, diminuindo o risco de infecção e alergias e promove o contacto físico e a relação afectiva mãe/filho.

Para 2011, a WABA elegeu como tema «Fale comigo! Amamentação – Experiência 3D», tendo como objectivo salientar a importância da comunicação, a vários níveis e entre diferentes sectores, no apoio ao aleitamento materno e os benefícios da partilha de experiências e de conhecimentos no apoio às mães.

A Semana do Aleitamento Materno é organizada em articulação com o Agrupamento dos Centros de Saúde de Seixal-Sesimbra (ACES).

Programa
Dia 29 Outubro, sábado

Às 10 e às 20 horas
Programa de rádio na RDS – 87.6 FM
A Importância do Aleitamento Materno
Com a participação de enfermeiras especialistas em Obstetrícia e Saúde Materna e responsáveis pelos Cursos de Preparação para o Nascimento do ACES de Seixal-Sesimbra

Dia 3 Novembro, quinta-feira
21 horas
Pavilhão Municipal da Torre da Marinha
Conversas com a Saúde
A Importância do Aleitamento Materno
Entrada livre

Dia 5 Novembro, sábado
Das 14.50 às 15.15 horas
Aula de natação para bebés de 12 meses
Participação em aula ou na assistência
Inscrições até 3 Novembro através do email seixal.saudavel@cm-seixal.pt, com nome da mãe/pai, contacto, morada e idade do bebé

As inscrições estão limitadas ao número de participantes por aula, pelo que a selecção terá em conta a data de entrada do email.

A confirmação da inscrição será enviada pela mesma via.

15.45 horas
Apresentação sobre a importância da natação para bebés

16.45 horas
Apresentação sobre a importância da natação para grávidas

Das 17.35 às 18.15 horas
Piscina Municipal de Corroios

Aula de hidrográvidas – natação para grávidas
Participação em aula ou na assistência
Para grávidas inscritas nos cursos de Preparação para o Nascimento da Unidade de Cuidados na Comunidade do Seixal e Unidade de Saúde Familiar Rosinha

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *