Póvoa de Varzim, Sociedade

BCVPV tem mais duas dezenas de Voluntários – P. Varzim

A Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim (BCVPV) conta com mais 21 voluntários, desde o passado sábado. A sessão decorreu no Museu Municipal, na presença de Andrea Silva, Vereadora da Acção Social da Câmara Municipal.

O processo de adesão de um voluntário à BCVPV e sua integração enquanto Voluntário Activo exige o cumprimento de quatro fases: Proposta; Entrevista; Formação e Programa de Voluntariado.

Na primeira fase, o interessado preenche uma ficha de candidatura, disponível no portal municipal, a manifestar o seu interesse em integrar a BCVPV e entrega-a no serviço competente do Município.

Entretanto, a ficha de candidatura é encaminhada para o Serviço de Psicologia, para que seja efectuada a entrevista de avaliação do perfil do candidato e emitido o parecer no sentido de ser validada a candidatura, ou indeferida no caso de o candidato não reunir o perfil adequado para a prática do voluntariado.

Após a validação da candidatura, o candidato será chamado a participar numa Formação, a formação inicial, a qual aborda questões chave do Voluntariado, tais como: Quem é o Voluntário? Direitos e Deveres do Voluntário? Como se organiza a actividade Voluntária? Quais as normas e legislação que regulam o Voluntariado? Como funciona a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim?

Por último, tem lugar a assinatura de um Programa de Voluntariado entre o candidato e o Município/BCVPV, através do qual ambas as partes se comprometem para o exercício do Voluntariado de acordo com a legislação e as boas práticas do Voluntariado. Após a formalização deste Programa de Voluntariado o candidato deixará de o ser para passar à condição de “Activo”, Voluntário da BCVPV.

Foram precisamente estas duas últimas fases do processo que tiveram lugar no passado sábado, sendo que a Formação foi ministrada por José Filipe Pinheiro, coordenador da BCVPV, e os Programas de Voluntariado foram assinados por cada um dos candidatos e pela Vereadora do Pelouro da Acção Social, Andrea Silva, em representação do Município/BCVPV.

Saiba mais sobre a Bolsa Concelhia de Voluntariado da Póvoa de Varzim, aqui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *