Sociedade, Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António premiada como “Autarquia + Familiarmente Responsável 2011” pelo terceiro ano consecutivo

Vila Real de Santo António foi, pelo terceiro ano consecutivo, distinguida a nível nacional com o título “Autarquia + Familiarmente Responsável 2011”.

 

A cerimónia de entrega do prémio realizou-se no dia 19 de Outubro, no auditório da Associação Nacional dos Municípios, em Coimbra, e contou com a presença da Vereadora Sílvia Madeira, em representação no município.

 

Este reconhecimento provém das políticas de família adoptadas pelas autarquias em nove áreas de actuação, nomeadamente: apoio à maternidade e paternidade, apoio às famílias com necessidades especiais, serviços básicos, educação e formação, habitação e urbanismo, transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, cooperação, relações institucionais e participação social. Foram ainda apreciadas as boas práticas da Câmara Municipal para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre a vida profissional e familiar.

 

Com este projecto o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis procura desempenhar um importante papel no contexto da economia familiar, através da sua política de apoio às famílias dos munícipes e dos seus funcionários autárquicos.

 

Os dados recolhidos através dos inquéritos ficarão disponíveis no site do Observatório em www.observatorioafr.org, permitindo a todos os interessados conhecer o trabalho desenvolvido pelos municípios participantes.

 

No corrente ano será ainda entregue uma distinção especial aos municípios que recebam a bandeira pelo terceiro ano consecutivo. Esta distinção que visa assinalar positivamente a coerência e continuidade das políticas neste âmbito será entregue aos municípios de Angra do Heroísmo, Cantanhede, Évora, Tavira, Torres Novas, Torres Vedras, Vila de Rei, Vila Real e Vila Real de Santo António.

 

 

Sobre o Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis

A Associação Portuguesa de Famílias Numerosas iniciou, em Janeiro de 2002, uma colaboração com as autarquias no sentido da construção de uma Política Autárquica de Família. Na sequência deste trabalho, a APFN decidiu alargar-se para um novo conceito: as AFR – Autarquias Familiarmente Responsáveis. Partindo deste novo modelo, a partir de 2007 procedeu à realização de inquéritos  junto dos municípios do país com vista a um levantamento exaustivo das boas práticas existentes. Após esse trabalho, a APFN criou um Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) e é nesse seguimento que, remetendo ao evento deste ano, se realiza a 3ª edição da iniciativa «Autarquia + Familiarmente Responsável».

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *