Amadora, Educação

Projecto de Prevenção da Obesidade Pediátrica na Escola – Amadora

Lançado no ano lectivo passado, o POPE – Projecto de Prevenção da Obesidade Pediátrica na Escola é um programa conjunto da Câmara Municipal da Amadora, do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca e da Nestlé, que tem como principal objectivo prevenir a obesidade junto dos alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo. Terminado o 1.º ano no terreno, os vários parceiros apresentaram publicamente os resultados do estudo de avaliação da obesidade e excesso de peso nos cerca de 2700 alunos de quatro Agrupamentos de Escolas da Amadora: D. João V, Pedro D’Orey da Cunha, Cardoso Pires e Cardoso Lopes. “Programas de prevenção há muitos, mas o mais importante é ver a sua aplicação no terreno e avaliar a sua eficácia”, salienta Graciete Bragança, do Hospital Amadora-Sintra.

A avaliação junto dos alunos e os questionários respondidos pelos pais vieram confirmar a necessidade de continuar a trabalhar na prevenção e levar, se possível, o POPE a outros agrupamentos do concelho.

Os dados apresentados esta semana revelam que perto de 38% dos alunos tem excesso de peso ou é obeso. Dos que tomam o pequeno-almoço em casa (95%), 12,6% admitem não consumir qualquer lacticínio e 12,3% não comem pão nem cereais. Do total da amostra de alunos, mais de metade assume que os refrigerantes são a sua bebida habitual e passam entre 2 a 3 horas por dia frente ao televisor. Preocupante ainda é o facto de 68% destas crianças não praticar actividade física regular.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *