Sociedade, Vendas Novas

Município de Vendas Novas apoia projectos relevantes para a vida do concelho

O Município de Vendas Novas tem vindo a apoiar instituições do concelho na realização de obras e projectos que dignificam o concelho. Estes apoios resultam de uma iniciativa do Município que, ao efectuar a candidatura para Regeneração Urbana do Centro Tradicional da Cidade de Vendas Novas, convidou instituições do concelho a apresentarem projectos que pudessem ser desenvolvidos em parceria e se enquadrassem neste campo de acção. Surgiu assim a intenção da Fábrica da Igreja de Santo António em qualificar o espaço junto à igreja matriz de Vendas Novas, a Santa Casa da Misericórdia em candidatar a fundos comunitários parte das obras de construção da Creche Lydia Maia Cabeça e a “Vendas Novas, Porta do Alentejo – Associação de Desenvolvimento Local” (ADL) em desenvolver a Programação de Animação Cultural do Centro Tradicional da Cidade, formando-se para isso uma parceria local entre estas entidades.

À Fábrica da Igareja de Santo António foi prestado apoio por parte do Município através da realização do projecto de arquitectura paisagística e de engenharia, da formulação da candidatura a fundos comunitários e de algum trabalho operário realizado junto ao templo. Este projecto, que contempla um investimento total de cerca de 290 mil euros, comparticipado a 80% pelo INALENTEJO, tem como objectivos fundamentais resolver os problemas de uso do espaço urbano junto à igreja, que é de utilização pública, permitindo a criação de áreas de circulação automóvel e pedonal, enquadramento do templo, facilidade de acesso ao mesmo e criação de zonas de estadia com arborização e estacionamento.

A Santa Casa da Misericórdia usufruiu da ajuda técnica do Município na elaboração da candidatura da Creche Lydia Maia Cabeça a Fundos Comunitários que, apesar de ainda não ter sido aprovada, tem tido o acompanhamento do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico do Município. A candidatura efectuada apresenta um valor de cerca de 337 mil euros e contempla apenas parte do projecto que não foi apoiada por outros fundos comunitários. Também neste âmbito foi prestado apoio à Vendas Novas, Porta do Alentejo – ADL, com a concretização da candidatura do Programa de Animação Cultural do Centro Tradicional da Cidade, no valor de 150 mil euros e já foi aprovada, e que desenvolverá um conjunto de acções que visam regenerar a “vida” no centro tradicional de Vendas Novas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *