Sociedade, Valongo

Marco António Costa inaugura Academia Sénior em Valongo

O secretário de Estado da Solidariedade e Segurança Social, Marco António Costa, inaugura no próximo domingo, dia 23 de Outubro, pelas 17h30, a Academia Sénior de Campo, sediada na Escola EB1 de Moirais.

A inauguração oficial desta academia marca o arranque deste projecto da Câmara Municipal de Valongo que decidiu implementar três academias seniores no concelho, nomeadamente nas escolas do ensino básico de Moirais (Campo), de Campelo (Sobrado), e no Jardim de Infância de Cabeda (Alfena). Tratam-se de novas valências na área da Acção Social, criadas no âmbito do Programa de Acção Sénior (PAS), que promoverão a Prática Coral; Expressões Artísticas; TIC (Informática); Inglês e Desporto Sénior.

As actividades, que irão abranger a população sénior das cinco freguesias, arrancaram no dia 17 Outubro. As inscrições na Academia Sénior são gratuitas e efectuadas nas Juntas de Freguesia de Campo, Ermesinde e Sobrado, no Centro Cultural de Alfena, bem como na secretaria do Departamento da Acção Social e Educação, da Câmara Municipal de Valongo (sito na Avenida 5 de Outubro, 306, 4440 – 503 Valongo), mediante o preenchimento de ficha de inscrição.

A Divisão de Acção Social da Câmara Municipal de Valongo está a implementar, desde Dezembro de 2010, o Programa de Acção Sénior – PAS, destinado aos portadores do Cartão Municipal do Idoso. Este programa surgiu devido à necessidade de colmatar carências sinalizadas em contexto de Rede Social, no sentido de elevar a auto-estima, promover o convívio, desenvolver o sentido de cidadania, melhorar/preservar a saúde e a qualidade de vida em geral, estimulando a população idosa do Concelho de Valongo, a ter uma vida socialmente e culturalmente mais activa. Actualmente o PAS, incide em 3 áreas: Educar para Prevenir; Vamos ao Baile e Academia Sénior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *