Arouca, Cultura, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra

CULTURA/BREVES

Notícias breves de Cultura sobre acontecimentos marcados para este fim-de-semana no agrupamento de municípios do Entre Douro e Vouga.

AROUCA

Olhares literários sobre Arouca

O livro «A Bela Adormecida: Olhares literários sobre Arouca», da autoria de José António Rocha, é hoje lançado pelas 21:30, na Biblioteca Municipal de Arouca.
A obra – com ilustrações do artista plástico Carlos Belém – será apresentada pela vice-reitora da Universidade do Porto, Maria de Lurdes Correia Fernandes.
Das ilustrações, resultou a exposição «Olhares: Desenhos de Carlos Belém a partir de um projecto literário sobre Arouca», patente na Biblioteca Municipal de Arouca até 28 de Outubro.

OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Exposição «Percursos…20 anos»

A galeria Tomás Costa, situada na Praça da Cidade, em Oliveira de Azeméis, acolhe a exposição «Percursos… 20 anos», da autoria de Mizé e Ana Garcia.
As artistas plástica, que frequentaram o curso de história – Arte Moderna e Contemporânea dos séculos XX e XXI, contam com várias exposições individuais e colectivas em Portugal, Espanha e Itália.
A mostra – para ver até dia 29 – está aberta entre as 10:00 e as 13:00 e entre as 15:00 e as 18:00 (terça a sexta-feira) e das 10:00 às 13:00 e das 15:00 às 17:00 (sábados).

S. JOÃO DA MADEIRA

Ilustrações em exposição

Na cidade de S. João da Madeira está a decorrer o 4º Encontro Nacional de Ilustração, organizado pela Junta de Freguesia local.
Entre as diversas actividades do programa, destaca-se a exposição de trabalhos originais criados por mais de quatro dezenas de artistas.
São ilustrações que têm como tema comum o chapéu e que podem ser apreciados na galeria de exposições dos Paços da Cultura.
Para ver nesta sexta-feira, entre as 10:00 e as 20:00, ou no sábado no seguinte horário: 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:30.

SANTA MARIA DA FEIRA

«Dos Homens e dos Deuses» na biblioteca

O filme «Dos Homens e dos Deuses», do realizador francês Xavier Beauvois, é exibido este domingo pelo Cineclube da Feira.
A sessão está marcada para as 21:45 no auditório da Biblioteca Municipal.
Contando com as interpretações de Lambert Wilson, Michael Lonsdale e Philippe Laudenbach nos papéis principais, conta a história de oito frades católicos que, na década de 90 do século passado, decidem manter-se junto das comunidades que servem nas montanhas da Argélia, apesar terror e do fundamentalismo que tomou conta daquele país.
É um filme baseado em factos verídicos, relacionados com o rapto e assassínio de sete monges trapistas franceses durante a guerra civil argelina de 1996.
Este filme foi vencedor do prémio especial do Júri na edição de 2010 do Festival de Cannes.

VALE DE CAMBRA

Museu homenageia manufactura tradicional

O Museu Municipal de Vale de Cambra homenageia com uma exposição a tradição e o papel dos lacticínios no desenvolvimento e crescimento do concelho.
A exposição «O Touço: tecnologia artesanal na transformação do leite» – com objectos ligados a esta manufactura local – integra ainda um espaço multimédia.
Com entrada gratuita e patente até 31 de Janeiro de 2012, a mostra pode ser vista de segunda a sexta-feira (09:00-12:30/14:00-17:30) e ao sábado (14:00-17:30).

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *