Cultura, Santo Tirso

II Ciclo de Música Moderna Portuguesa em Santo Tirso

Formado em 2007, o projeto musical Tiguana Bibles apresenta-se no Centro Cultural de Vila das Aves, no dia 21 de outubro, às 22 horas, para a apresentação do seu álbum de estreia, «In Loving Memory Of…», publicado no final de setembro. O concerto dos Tiguana Bibles abre, desta forma, o II Ciclo de Música Moderna Portuguesa, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso, numa clara aposta na divulgação dos novos valores da música nacional.

Aos Tiguana Bibles juntam-se depois os projetos Estilhaços (dia 11 de novembro) e Noiserv (dia 25 de novembro). Em comum, o facto de todos eles terem surgido no panorama da música moderna portuguesa a partir de 2005, impondo-se já como valores seguros da atual produção musical.

Iniciado em 2010, o Ciclo de Música Moderna Portuguesa integrou na sua primeira edição os concertos de JP Simões (conceituado escritor de canções e intérprete, fundador dos Belle Chase Hotel), do coletivo de Coimbra Sean Riley & The Slowriders (uma das mais auspiciosas estreias da música feita entre nós nos últimos anos), da cantora e pianista alemã radicada em Portugal, Nicole Eitner e ainda do grupo originário de Santo Tirso Dan Riverman.

TIGUANA BIBLES | 21 OUTUBRO | 22H00

Formados em 2007, os Tiguana Bibles – que dividem a sua ascendência entre Portugal (Coimbra) e o Reino Unido – integraram no ano seguinte a compilação «Novos Talentos Fnac». Pouco tempo depois, surge o convite de Henrique Amaro para a participação na primeira série de lançamentos da editora virtual Optimus Discos, traduzida na edição em abril de 2009 do EP «Child of the Moon», gravado nos estúdios de Boz Boorer, diretor artístico e músico do cantor britânico Morrisey. O público e a crítica gostaram do que ouviram e o single «Lost Words» andou pelos dez primeiros lugares do Top da Antena 3 durante os meses de verão de 2009. O ano seguinte é marcado pelo falecimento prematuro do guitarrista Paul Hofner e pela realização em junho, nas principais salas do país, de uma série de espetáculos de homenagem ao ex elemento da banda. Nesses concertos contaram com a colaboração de Augusto Cardoso, elemento que se manteria na formação dos Tiguana Bibles desde então. Em Setembro deste ano, os Tiguana Bibles deram a conhecer o seu primeiro trabalho de longa duração. «Surrender» é o single de apresentação deste disco composto por dez temas produzidos por Mário Pereira.

Composição da banda:

Tracy Vandall, voz

Victor Torpedo, guitarra

Carlos ‘Kalo’ Mendes, bateria

Pedro Serra, contrabaixo

Augusto Cardoso, Guitarra.

www.myspace.com/tiguanabibles

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *