Amadora, Sociedade

Amadora amiga das famílias

A Amadora foi um dos 29 municípios distinguidos com o título “Autarquia + Familiarmente Responsável 2011”, um prémio que pretende reconhecer as boas práticas em matéria de política familiar e distinguir de uma forma simbólica aqueles que investem na construção de uma política integrada de apoio à família. “O reforço dos apoios às famílias numerosas é fundamental para a construção de um país mais próspero e sustentável em termos sociais mas também económicos”, afirma Ana Cid Gonçalves, membro do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

Este reconhecimento deriva dos resultados de um inquérito realizado a nível nacional ao qual responderam 86 autarquias e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de actuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; saúde e outras iniciativas. São ainda analisadas as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários autárquicos em matéria de conciliação entre trabalho e Família.

No caso do Amadora são várias as políticas familiarmente responsáveis, tais como o horário de trabalho flexível, a licença de maternidade para além do mínimo legal, a facilidade de gozo de férias seguidamente à licença parental, a agenda de férias flexível, a existência de creche para os filhos dos trabalhadores autárquicos e a existência de cantina própria. A Câmara Municipal da Amadora distingue-se ainda por ter mais mulheres do que homens nos quadros de pessoal e mais mulheres nos cargos de chefia, não esquecendo as diversas actividades de apoio ao nível escolar e de acção social.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *