Educação, Viseu

Viseu assinala o Mês Internacional da Biblioteca Escolar

A Câmara Municipal de Viseu assinala o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, de acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship – IASL e a Rede de Bibliotecas Escolares – RBE, este ano dedicado ao tema “School Libraries Empower Learners for Life” – Biblioteca Escolar. Saber. Um poder para a vida.

Após intervenção/obras de adaptação física por parte da Câmara Municipal, as Bibliotecas Escolares (BE) são instaladas em espaços próprios nas Escolas.

Em 2011 foram inauguradas as duas novas BE de Casal Esporão e Fragosela, sendo que, desde 2003, na sequência do Acordo de Cooperação entre a Câmara Municipal, o Ministério da Educação, a Direcção Regional de Educação do Centro – DREC e os Agrupamentos de Escolas, no âmbito do Programa da Rede de Bibliotecas Escolares, foram constituídas e instaladas um total de onze Bibliotecas Escolares do 1º CEB (S. Martinho de Orgens, Jugueiros, Santiago, S. João de Lourosa, Loureiro de Silgueiros, Ribeira, S. Miguel, Oliveira de Baixo, Póvoa de Abraveses, Fragosela e Casal Esporão).

O tratamento técnico do fundo documental (catalogação, classificação, indexação e cotação) é da responsabilidade do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares – SABE, institucionalizado na Biblioteca Municipal Dom Miguel da Silva.

O SABE presta ainda apoio no estudo da criação, organização e funcionamento das BE, contribuindo para a formação contínua dos profissionais envolvidos através da participação em projectos de trabalho concelhio e do planeamento de actividades de promoção da leitura.

Até ao momento foram tratados, em suporte livro e não livro, um total de 3897 documentos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *