Educação, Trofa

Presidente da Câmara Municipal da Trofa inaugurou obra de ampliação da Escola Básica de Querelêdo

Com a presença de dezenas de crianças, a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima, inaugurou, no passado sábado, dia 15 de outubro, as obras de ampliação e remodelação da Escola Básica do 1º ciclo e Jardim de Infância de Querelêdo, na Freguesia de Covelas.

 

Esta foi, como referiu a Autarca Trofense, “uma data histórica para as crianças e para as famílias da freguesia de Covelas que viram assim, terminada uma obra que decorreu nos últimos dois anos, e ascendeu aos 820.935,41 euros, com um custo total elegível de 622.938,67 euros, comparticipados em sede de FERDER a 80%”.

 

De relembrar que, depois de ter tomado posse, em outubro de 2009, o atual Executivo Municipal da Trofa, liderado por Joana Lima, conseguiu renegociar as Candidaturas ao QREN, de ampliação e requalificação de várias escolas do concelho, tendo obtido mais financiamento e melhores condições para a Câmara Municipal da Trofa.

 

No último sábado, a cerimónia de inauguração da EB1/JI de Querelêdo, contou com a presença de inúmeras entidades e instituições do Concelho e da região, destacando-se também a participação de centenas de Pais e Encarregados de Educação.

 

Durante a Cerimónia as crianças estiveram em evidência, cantando o hino nacional e participando no momento solene de hastear das bandeiras. Mais tarde, um aluno do 3º ano, Helder Daniel, em representação de todos os alunos e alunas da Escola, também se associou às intervenções oficiais, dando conta, com o seu testemunho, de como viu a remodelação e a ampliação da sua renovada escola.

 

Em representação da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Duarte compareceu na inauguração da obra cofinanciada com fundos europeus, aproveitando a data festiva para relembrar “a importância deste financiamento comunitário para a requalificação profunda e definitiva do parque escolar na região norte, mudando o futuro de milhares de crianças e das suas famílias”.

 

Enquanto decorria a sessão inaugural da Escola Básica e Jardim de Infância de Querelêdo, a Edil Trofense recordou que “ para suportar a contrapartida local desta obra, de quase 323 mil euros, a Câmara Municipal da Trofa teve, e tem, que fazer um esforço enorme, num tempo como o de hoje, de grandes constrangimentos orçamentais e financeiros”.

 

Antes da visita às instalações, guiada pela Coordenadora da Escola e pelo Diretor do Agrupamento Coronado–Covelas, José Magalhães, houve tempo para o descerramento da placa inaugural, pela Presidente da Câmara Municipal, Joana Lima,  pelo Presidente da Junta de Freguesia de Covelas, Fernando Moreira e por Carlos Duarte da CCDRN e para a bênção das instalações efetuada pelo padre Manuel Domingues.

 

Foi assim, com orgulho que a Presidente da Câmara deu a conhecer a obra aos presentes, como “um Centro Escolar, moderno e funcional, com quatro salas de aula do ensino básico e duas salas de jardim-de-infância, além dos espaços para refeitório, cozinha, multiusos, biblioteca e outros gabinetes. Uma obra concebida e projetada à luz das exigências atuais, garantido desta forma, a qualidade nos serviços prestados”.

 

Esta é apenas uma das escolas profundamente remodeladas do Concelho que já foi inaugurada, uma vez que as obras de requalificação e ampliação das escolas de Paradela, Paranho e Finzes na Freguesia de S. Martinho de Bougado e de Estação no Muro, estão em curso, prevendo-se a sua inauguração para breve.

 

A terminar, Joana Lima referiu que, “a ampliação e reconversão deste Estabelecimento de Ensino está inserido num Plano Estratégico global, que prevê a requalificação do parque escolar local, de modo a reordenar e redimensionar a rede escolar, permitindo a requalificação das escolas e fomentando a sua abertura à comunidade”.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *