Mangualde, Sociedade

Mangualde assinalou Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação foi no dia 17 de Outubro, assinalado no novo Centro Escolar de Mangualde, numa acção conjunta entre a Unidade de Cuidados na Comunidade (U.C.C.) do Centro de Saúde de Mangualde e o Agrupamento de Escolas de Mangualde. A vereadora para a Acção Social e Saúde da Câmara Municipal de Mangualde, Maria José Coelho, também esteve presente.

 

Realizaram-se várias actividades de informação e sensibilização para a importância da alimentação saudável, dirigidas aos alunos do pré-escolar e do 1.º e 2.º ano do primeiro ciclo. Numa primeira fase, estes alunos construíram uma roda dos alimentos viva, gigante, com a ajuda das professoras, educadoras, e dos alunos do 11.º ano do Curso de Apoio Psicossocial. Esta Roda dos Alimentos vai ficar exposta no centro escolar até esta sexta-feira, inclusive, e pode ser visitada por toda a comunidade escolar.

 

A U.C.C. explicou a roda dos alimentos às crianças e falou da importância de se ter uma alimentação mais saudável, lembrando que a alimentação deve ser completa, variada, e equilibrada. Os alunos do 11.º ano do Curso de Apoio Psicossocial também participaram neste projecto e representaram duas peças de teatro alusivas ao tema. No final, foi distribuído pão pelas crianças, confeccionado pelos alunos do Curso de Hotelaria e Restauração.

 

Esta acção faz parte integrante do Projecto “Saber Escolher”, inserido no Plano de Acção 2011, da Rede Social de Mangualde, no âmbito do Eixo de Intervenção “Prevenir Comportamentos Aditivos”.

 

A 16 de Outubro de cada ano celebra-se o Dia Mundial da Alimentação para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objectivo desta efeméride é conseguir consciencializar a sociedade sobre a situação complicada que vivem as pessoas que passam fome e estão desnutridas, promover a participação da população na luta contra a fome e também alertar, sensibilizar e instruir nas pessoas hábitos de alimentação saudável.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *