Cultura, Torres Vedras

Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras 2011

 É o aguardado regresso dos dias musicais à cidade de Torres Vedras, em que o som que se difunde pelo ar é o do acordeão. De 27 de Outubro a 12 de Novembro acontece o Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras – Acordeões do Mundo.

Doces acordes invadem espaços de convívio da cidade, através da realização de MERENDAS DO ACORDEÃO ou de CONCERTOS.

Segundo o director do Festival, Carlos Mota, o acordeão não traduz apenas conceitos básicos e elementares das músicas tradicionais pois, nesta iniciativa, é possível redescobrir universos musicais de todas as áreas, do clássico ao pop, do jazz ao contemporâneo.

Relativamente ao CICLO de CONCERTOS, este terá início no dia 28 de Outubro, às 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras, com Korrontzi [País Basco]. São um grupo revelação que, a partir de antigas tradições que homenageiam a cultura popular basca, procuram influências contemporâneas proporcionando espectáculos cheios de energia e alegria.

“Surrealistic Discussion” é o projecto que será apresentado por Sérgio Carolino e João Barradas, no dia 30 de Outubro, Domingo, às 18h00. Uma tuba e um acordeão são provavelmente dois dos instrumentos que raramente se encontram em situações musicais. Este projecto vem colmatar essa lacuna e juntar estes dois magníficos instrumentos.

Foi em torno do acordeão diatónico e dos diversos encontros entre quatro músicos que nasceu o projecto artístico ibérico “Jangada de Acordeões”, que será apresentado no dia 4 de Novembro, ás 21h30. Esta será a estreia deste projecto.

Já no dia seguinte, 5 de Novembro, será a vez de Mairtin O’Connor Band, da Irlanda, dar música à plateia do Teatro-Cine, num concerto que terá início às 21h30. Mairtin constitui uma das principais forças musicais do já lendário fenómeno Riverdance. Sozinho ou acompanhado, este é um dos mais respeitados acordeonistas irlandeses. Neste Festival far-se-á acompanhar por Cathar Hayden e Seamie O’Dowd’s.

Da França vêm  Roland Becker e Regis Huiban para um grande concerto no dia 10 de Novembro, quinta-feira, às 21h30.

A fechar o ciclo de concertos, no dia 11 de Novembro – feriado municipal de Torres Vedras, pelas 21h30, acontecerá um espectáculo de homenagem a Eugénia Lima. Diplomada com o curso superior de acordeão na categoria de professora pelo Conservatório de Acordeão de Paris, actuou em diversas casas de espectáculo em Portugal e no estrangeiro e fez digressões pela Europa e África.

Na homenagem será  exibido um documentário sobre Eugénia Lima e decorrerão as actuações de acordeonistas conceituados do panorama musical nacional: Bianca, Catarina Brilha, José Cláudio e Tino Costa.

Serão 6 grandes concertos a não perder:

28 Outubro | 21h30 | Korrontzi [País Basco];

30 Outubro|18h00| Surrealistic Discussion – Sérgio Carolino e João Barradas [Portugal]

4 Novembro | 21h30 | Jangada de Acordeões [Portugal e Espanha]

5 Novembro | 21h30 | Mairtin O’ Connor Band [Irlanda]

10 Novembro | 21h30 | Roland Becker and Regis Huiban [França]

11 Novembro | 21h30 | Concerto de Homenagem

Já as MERENDAS DO ACORDEÃO constituem um elogio à cidade e aos cidadãos, a partir dos seus locais de convívio mais representativos como cafés, cervejarias, restaurantes, tascas… é de certa forma uma dupla homenagem, aos espaços e ao instrumento, o acordeão, que juntos associam os saberes e sabores mais característicos e seculares da região: vinho, queijo, pão…

Um convívio muito animado e didáctico que promove a descoberta de valores musicais e o leva a toda a população.

As MERENDAS DO ACORDEÃO decorrem de 27 de Outubro a 12 de Novembro, excepto aos Domingos, sempre às 17h30. Para conhecer os artistas e locais de cada merenda consulte o site www.acordeoesdomundo.com.

Todos os concertos têm lugar no Teatro – Cine de Torres Vedras [39º 5’ 32.78’’N 9.º15’27.25’’O]; o preço do bilhete para cada concerto é de € 5 e o passe para os 6 concertos tem um custo de €20. Os locais de venda serão oportunamente anunciados no site dos Acordeões do Mundo.

Todas as merendas são de participação gratuita.

A 8.ª Edição de Acordeões do Mundo –Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras, Festas da Cidade e Teatro-Cine de Torres Vedras; tem como patrocinador principal o Arena Shopping; como Água Oficial a Água do Vimeiro e conta com o apoio à divulgação do Turismo de Lisboa.

Toda a Informação disponível e actualizada em www.acordeõesdomundo.com.

“Depois do silêncio, o que mais se aproxima de expressar o inexprimível é a música”. Huxley

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *