Educação, S. João da Madeira

Ecocentro recebeu sessão de prémios de concursos da Agenda 21 escolar de S. João da Madeira

Para assinalar o segundo aniversário do Ecocentro Municipal de S. João da Madeira, que entrou em funcionamento em Outubro de 2009, a autarquia realizou aí a sessão de entrega de prémios dos concursos ambientais destinados às escolas da cidade: “Nós Separamos” e “Óleo é no Oleão”.

 

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal incumbiu às crianças e jovens presentes de darem continuidade a um importante trabalho de casa: “Ensinar os vossos pais sobre a importância de separar o lixo para não estragar o ambiente”.

 

Castro Almeida agradeceu ainda aos professores pela acção que desenvolvem, também nesta matéria, junto dos seus alunos, o que aliás ficou bem visível nas pequenas canções e poemas que interpretaram durante a sessão.

 

Os concursos “Nós Separamos” e “Óleo é no Oleão” realizam-se no âmbito do programa escolar da Agenda 21 local de S. João da Madeira, tendo como objectivo principal aumentar a separação selectiva nas escolas e consequentemente reduzir a produção de resíduos indiferenciados.

 

No caso do “Nós Separamos”, realizou-se no passado ano lectivo a quarta edição consecutiva, registando-se a participação de 19 estabelecimentos de ensino. Os vencedores foram os seguintes: Ninho da Criança (categoria Jardim-de-infância); EB1 dos Condes (categoria Escola do 1.º ciclo) e EB2,3 (categoria 2.º e 3.º Ciclos e Secundário).

 

Já o concurso “Óleo é no Oleão” decorreu pela primeira vez no ano lectivo 2010/2011, envolvendo 11 escolas do concelho. Esta iniciativa permitiu recolher 506 litros de óleo alimentar usado e encaminhá-lo para reciclagem, limitando a poluição dos recursos hídricos e sensibilizando a população para a problemática e impacto negativo deste resíduo na natureza.

 

Sendo apenas duas as categorias definidas para o concurso de recolha de óleo, em cada uma das mesmas são distinguidos os três primeiros classificados. Assim, entre os jardins-de-infância e as escolas do 1.º ciclo, o “pódio” reuniu o J.I. e EB 1 do Parrinho (1.º), o J.I. e EB 1 de Carquejido (2.º) e o J.I. da Devesa Velha.

 

No que diz respeito ao 2.º e 3.º Ciclos e Secundário, o 1º Prémio foi para a Escola Secundária Dr. Serafim Leite, o 2.º para a EB 2,3 e o 3.º para a Escola Básica e Secundária Oliveira Júnior.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *