Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Presidências Abertas começaram em Esperança – Póvoa de Lanhoso

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, iniciou, em Esperança, as Presidências Abertas, que vai realizar em todas as freguesias do concelho. “O objetivo é uma maior aproximação às pessoas, ouvindo as suas preocupações. Para além disto, olhando à dificuldade que estamos a ter com os cortes das transferências do Estado e às dificuldades do próprio país, somos obrigados a dar prioridade àquilo que é prioridade e, para tal, temos de ir ao terreno analisar essas situações, porque, muitas vezes, trata-se de pequenas obras, mas que são essenciais”, explicou Manuel Baptista.

O autarca Povoense foi recebido na sede de Junta de freguesia para uma reunião de trabalho com o Executivo local, presidido por Alberto Pereira, em que também participaram a Vereadora da Câmara Municipal, Fátima Moreira, o Ajunto da Presidência, Avelino Silva, e o Presidente da Assembleia de Freguesia, Albino Oliveira, de entre outros.

O Presidente da Câmara respondeu a algumas das solicitações transmitidas pelo Presidente da Junta. Sobre a Capela Mortuária, assegurou que será uma realidade até ao fim do mandato. “É uma obra que temos feito em muitas freguesias; é uma obra que esta Junta pretende e que vamos pôr no nosso plano e orçamento para que possamos fazer até 2013”, assegurou. Sobre a questão do abastecimento de água, remeteu para uma reunião já agendada com a Águas do Noroeste, dizendo que, até àquele momento, não tinha sido informado sobre a existência de um depósito em Vieira do Minho que vai abastecer aquela zona. Assuntos como os melhoramentos no Largo da Igreja, o acesso lateral ao cemitério, os melhoramentos na zona fluvial de lazer e na rede viária, de entre outros, também foram abordados, com o Presidente da Câmara a referir que as pequenas obras “com as próprias equipas da Câmara, com boa vontade e até com os subsídios às Juntas” serão executadas, mas que a Câmara Municipal dará prioridade a projetos financiados por programas comunitários, por exemplo. “Tudo aquilo que possamos fazer através de candidaturas, não vamos fazer com dinheiros próprios, porque também não os temos”, alertou o autarca.

Terminada a reunião na sede da Junta, Manuel Baptista visitou o Centro de Convívio de Esperança, a funcionar na antiga escola, onde foi recebido em festa pelos utentes. Graça Araújo foi a autora de uma canção preparada de propósito para receber o Presidente da Câmara Municipal. Houve ainda oportunidade para o convívio e para a entrega de lembranças.

Seguiu-se a visita a alguns pontos da freguesia, com necessidade de intervenção, desde o caminho de Várzeas, o caminho da Murteira, a Rua da Ceboleirinha, a Rua da Poça da Ribeira ao Largo da Igreja, onde a comitiva foi recebida pelo pároco, Padre António Leitão.

A jornada de trabalho terminou na sede da Junta com uma reunião com representantes de entidades locais, como a Comissão Fabriqueira. “O balanço é positivo. Esta iniciativa é importante. Serve para ver no terreno as necessidades e também aquilo que já realizámos. E é sempre gratificante estar com a população”, concluiu Manuel Baptista. De lembrar que, desde 2006, a Câmara Municipal já efetuou um investimento em Esperança de cerca de 204 mil euros. Esta primeira Presidência Aberta realizou-se no dia 14 de outubro. A freguesia de Campo recebe a próxima, no dia 4 de novembro.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *