Póvoa de Varzim, Sociedade

I Encontro de Intervenção Social da Póvoa de Varzim

No dia 27 de Outubro, irá realizar-se, no Auditório Municipal, o I Encontro de Intervenção Social da Póvoa de Varzim, promovido pelo Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) / A Beneficente, com o apoio da Câmara Municipal.

Do programa constam quatro mesas de debate sobre variadas problemáticas sociais actuais, sendo que duas irão decorrer durante a manhã e outras duas no período da tarde.

“Crescer em risco” será o tema da primeira mesa, moderada por Rui Quintas, Presidente de A Beneficente, e que contará com as intervenções de Elizabete Mota (Associação Lar S. José – Braga) que falará sobre “Gravidez na adolescência: Prevenção como forma de intervenção”, e de António Monteiro (NACJR – AcES V – Póvoa de Varzim/ Vila do Conde) que irá abordar a “Avaliação de crianças e jovens em situação de risco”.

“Problemas Sociais Contemporâneos” dará mote à segunda mesa, moderada por Zulmira Linhares, Vice-Presidente de A Beneficente, que incluirá a apresentação de três temas: “Maus tratos nos idosos – avaliação e intervenção via cuidadores informais”, por Carla Bastos (Unidade de Saúde Familiar do Mar – AcES V – Póvoa de Varzim/ Vila do Conde); “Mediação em famílias multiproblemáticas: responsabilidade parental e repercussões na criança”, por Cristina Campos e Vanda Pinto (AcES Porto Oriental VII – Centro Saúde de Campanhã – UCSP de Azevedo); “Desemprego o novo flagelo social – metodologias de intervenção”, por Liliana Strecht e Bárbara Silva (CLDS).

“Intervenção em Comportamentos Aditivos” será o assunto da terceira mesa, que irá marcar o regresso aos trabalhos da parte da tarde, sob a moderação de Lina Sousa (Coordenadora USF do Mar – AcES V – Póvoa de Varzim/ Vila do Conde. “Toxicodependência – Motivação e acompanhamento: Pilares de intervenção”será apresentado por Andreia Moura (Universidade do Porto – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação) e Jorge Topa (CRAN – Centro Regional de Alcoologia do Norte/ IDT) irá falar sobre a problemática do alcoolismo: “Intervir em Alcoolismo – entre avanços e retrocessos”.

A quarta e última mesa será moderada por Andrea Silva (Vereadora da Acção Social da CMPV) e será sobre “Reinserção: um imperativo de mudança”. Irão participar Joana Almeida (Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo) que irá referir-se a “Prioridades de intervenção com reclusos e ex reclusos”, e Olga Cunha (Universidade do Minho – Braga) que irá debruçar-se sobre “A outra face da violência: intervenção com agressores conjugais”.

 

A entrada no I Encontro de Intervenção Social da Póvoa de Varzim é gratuita, mas a inscrição é obrigatória. No entanto, as inscrições estão já encerradas, por ter sido atingida a lotação do Auditório Municipal.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *