Desporto, Santo Tirso, Sociedade

Duas Caminhadas para reforçar a saúde e para desfrutar da beleza natural do concelho de Santo Tirso

Organizadas pela Câmara Municipal de Santo Tirso decorrem esta semana – dias 20 e 22 de Outubro – duas caminhadas que, com percursos e públicos-alvo diferentes, se propõem provocar uma pequena alteração aos hábitos de vida dos munícipes com a integração da prática regular do exercício físico.

DIA 20 – A CAMINHADA INTER/ESCOLAS

Na próxima quinta-feira, dia 20 de Outubro, realiza-se a Caminhada Concelhia Inter-Escolas, na qual vão participar 740 alunos em representação de 13 escolas do concelho (EB 2, 3 e Secundárias).

Esta caminhada – que integra troços dos percursos pedestres PR 2 ST “Padrão” e PR 4 ST “Abraço” – inicia-se às 9 horas junto ao edifício da Câmara Municipal e passa pelos seguintes locais: S. Miguel do Couto (11 horas); Capela Sto. António (12 horas); Monte de Nª Sª da Assunção (13 horas – lanche e convívio); início do regresso a Santo Tirso (15 horas); Lomba (16 horas) e chegada à Câmara Municipal (17 horas).

Os alunos deverão levar o seu almoço volante em mochila e o respectivo saco para o lixo.

DIA 22 – A CAMINHADA OUTONAL

No próximo sábado, dia 22 de Outubro, realiza-se a Caminhada Outonal, iniciativa aberta a todos os munícipes e que integra o percurso PR 7 ST “Entre Mosteiros”, ou seja, de ligação entre os mosteiros de Vilarinho (onde se inicia a caminhada às 9h45) e Roriz (chegada às 14h45), passando pelos seguintes locais: Paradela (11 horas); Igreja de S. Mamede de Negrelos (12h30 – lanche) e Singeverga (1\4 horas).

Tanto num caso (Caminhada Inter-Escolas), como no outro (Caminhada Outonal), aconselhamos os caminheiros a usar; roupa prática, botas de montanha ou sapatilhas de sola grossa, um bastão ou bengala, uma mochila com reforço alimentar e água; e máquina fotográfica.

De resto também devem trazer boa disposição para cumprir as regras de um verdadeiro caminheiro: “não mates mais que o tempo; “não tires mais que fotografias”; e “não deixes mais que pegadas”…

Refira-se que a Câmara Municipal de Santo Tirso, para fomentar junto dos seus munícipes e visitantes a prática do turismo pedestre, implementou uma rede de trilhos pedestres integrada num quadro de acções de conservação ambiental, de preservação e promoção do património histórico e arqueológico, de entre os quais destacaremos os seguintes sete percursos:

-PR 1 ST – “Histórico Pré-Industrial” – 11 kms de extensão – carvalhal de Valinhas ao castro do Monte Padrão – 3 a 4 horas

-PR 2 ST – “Padrão” – 12 kms de extensão – Quinta do Américo a Igreja de Sta. Cristina do Couto – 3 a 4 horas

-PR 3 ST – “Rio Leça” – 18 kms de extensão – Mosterio de Nª Sª da Assunção a Serra Hidráulica de Pereiras – 6 a 7 horas

-PR 4 ST – “Abraço” – 12 kms de extensão – Santo Tirso (Praça do Município) a Abelha (Nª Sª da Assunção) – 5 a 6 horas

-PR 5 ST – “Moinhos do Fojo” – 10 kms de extensão – S. Tomé de Negrelos a Ribeira do Fojo – 4 a 5 horas

-PR 6 ST – “Vale do Leça” – 16, 7 kms – Guimarei (campo de jogos) a Refojos (quinta do casal) – 5 a 6 horas

-PR 7 ST – “Entre Mosteiros” – 12, 7 kms – Roriz (Igreja de S. Pedro) a Vilarinho (Casa do Burgo) – 4 a 5 horas.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. boa tarde quero participar no proximo dia 22 , é preciso inscreve-se ? somos dois ( um casal )
    muito obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *