Palmela, Sociedade

Matriz da Água do Concelho apresentada no Auditório Municipal de Pinhal Novo em Palmela

No âmbito do Dia Nacional da Água, a  Câmara Municipal apresenta, no dia 20 de Outubro, às 14h30, no Auditório Municipal de Pinhal Novo, a Matriz da Água do Concelho de Palmela. A sessão encerrará com a exibição de um filme sobre a temática.

O documento – enquadrado pelas metas estabelecidas no Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água, pelas orientações do Plano Nacional da Água, pelos objectivos delineados na Lei da Água e no Plano Estratégico do Abastecimento de Água e Saneamento de Águas Residuais – permitirá, futuramente, definir estratégias e acções prioritárias a adoptar, visando uma utilização sustentável e uma gestão eficiente da água, enquanto recurso precioso e escasso.

A Matriz da Água identifica os principais fluxos de água que existem no território e caracteriza os seus sistemas de abastecimento e de drenagem. São, também, divulgadas informações sobre os tipos de consumos, caracterizando os seus utilizadores e fins a que se destinam.

Palmela dispõe de 522 quilómetros de rede de distribuição de água, com uma taxa de cobertura de 100% nos aglomerados populacionais e de 97% para a generalidade do concelho. Existem 46.432 metros de condutas adutoras e 521.985 metros de distribuidoras. O abastecimento de água é assegurado pela existência de 34 captações de água subterrâneas dispersas por todo o concelho, 23 Estações de Tratamento de Água (ETA) e 26 reservatórios, totalizando uma capacidade de armazenamento de 27.440 m3. Este conjunto de infra-estruturas encontra-se distribuído por 20 sistemas de abastecimento e 18 zonas de abastecimento de água.

O sistema de drenagem de águas residuais compreende 19 Estações Elevatórias exploradas pela autarquia e 11 em exploração pela empresa multimunicipal Simarsul. Existem 189.235 metros de rede de drenagem doméstica, 54.118 metros de emissários em gestão pela Simarsul, 15.477 metros de condutas elevatórias e 144.637 metros de rede de drenagem pluvial.


Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *