Celorico de Basto, Educação, Sociedade

Eficiência energética aguçou a curiosidade das crianças em Celorico de Basto

Crianças do Centro Escolar de Celorico de Basto – Vila assistiram a uma sessão de esclarecimento sobre a poupança energética que decorreu, ontem, 13 de Outubro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal.

A iniciativa que deixou miúdos e graúdos mais atentos a pormenores que garantem uma maior eficiência energética.

As sessões decorrem até à próxima semana, nos vários Centros Escolares do concelho, abrangem, crianças do pré-escolar e primeiro ciclo e visam mostrar que, em altura de crise, um pequeno gesto pode ajudar a garantir uma maior eficiência energética e assim uma poupança mais eficaz. “Aprender a usar os recursos energéticos de forma sustentada é primordial para garantir uma maior poupança, ainda por cima tendo em conta a conjuntura económica que o país atravessa. É, também, importante notar que estas sessões irão acarretar uma poupança efectiva nos recursos energéticos dos Centros Escolares, na maioria dos casos, um pequeno gesto já implica poupança”referiu o autarca, Joaquim Mota e Silva.

Estas sessões incidem sobre as regras, métodos e atitudes a ter para permitir uma eficiente poupança dos recursos energéticos e naturais existentes.

As crianças mostraram-se muito interessadas e questionaram constantemente o técnico sobre as medidas a implementar.

“ Sinto que em muitos lares a poupança energética será uma mais-valia porque os pequeninos ouviram atentamente e vão, certamente, com a mudança de atitude incutir nos pais o mesmo comportamento” realçou o edil.

O autarca referiu ainda que para além destas sessões de esclarecimento a Câmara Municipal tem vindo a adoptar uma série de medidas para aumentar a eficiência energética e poupar ao máximo. “A autarquia está a trabalhar nesse sentido, implementamos o sistema de regulação de fluxo (permite uma redução de cerca de 30% dos gastos na iluminação pública dos locais abrangidos), procedemos à implementação de iluminações LED, temos uma maior poupança de gás, poupamos mais papel, consumimos menos combustíveis, entre outras acções que acarretarão uma poupança efectiva para o município”, conclui.

Na altura o presidente da Câmara lançou um desafio aos alunos que participaram na acção para elaborarem trabalhos que reproduzam o que aprenderam na sessão.

Os trabalhos serão entregues aos professores e os participantes receberão uma lembrança, oferecida pela autarquia.

Os trabalhos serão avaliados e os melhores receberão um prémio.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *