Sociedade

Dia Mundial da Psoríase celebra-se em Outubro

No próximo dia 29 de Outubro assinala-se o Dia Mundial da Psoríase, uma doença crónica da pele que afecta 250 mil portugueses e mais de 125 milhões de pessoas em todo o mundo. Este ano o tema escolhido para assinalar o Dia Mundial da Psoríase é “Vamos falar de psoríase – e tomar medidas.”

Vítor Baião, presidente da direcção da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, explica que “este ano, a comemoração do Dia Mundial da Psoríase tem como principal objectivo desenvolver acções de forma a sensibilizar e alertar as autoridades para a importância de actuar e tomar medidas concretas. Pretendemos colocar a psoríase na agenda política enquanto doença crónica tal como as outras”.

Para assinalar o Dia Mundial da Psoríase, a PSOPortugal vai desenvolver várias iniciativas, nomeadamente a realização de sessões de esclarecimento, de modo a “mostrar à população como a doença pode atingir qualquer pessoa, em qualquer idade, mas que não é contagiosa, nem prejudica a actividade profissional”, explica Vítor Baião.

 

Sobre o Dia Mundial da Psoríase

O Dia Mundial da Psoríase, a 29 de Outubro, foi celebrado mundialmente, pela primeira vez, em 2004, tendo sido instituído para mostrar à sociedade uma doença escondida. Trata-se de um evento verdadeiramente global que se propõe a dar voz aos 125 milhões de pessoas que sofrem de psoríase/artrite psoriática.

 

Sobre a PSOPortugal

A PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase, entidade com seis anos de existência, constituída em 2005, tem vindo a defender, apoiar e dar voz aos doentes de psoríase. E também a alertar e sensibilizar a sociedade para a discriminação social e profissional de que são alvo os cerca de 250 mil portugueses que sofrem de psoríase. É uma entidade sem fins lucrativos, com intervenção a nível nacional. Actualmente é sócia da Federação Internacional das Associações de Psoríase (IFPA) e da Federação Europeia das Associações de Psoríase (Europso).

 

No dia 5 de Novembro, a PSOPortugal realiza o seu 7.º Encontro Anual, no Hotel Cinquentenário, em Fátima, dirigido a todos os seus associados.

 

Sobre a Psoríase

A psoríase é uma doença auto-imune, crónica que se manifesta no nosso maior órgão – a pele, não contagiosa, que pode surgir em qualquer idade. O seu aspecto, extensão, evolução e gravidade são variáveis, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões vermelhas, espessas e descamativas, que afectam sobretudo os cotovelos, joelhos, região lombar, couro cabeludo e unhas. Desenvolve-se quando o sistema imunitário do corpo faz disparar um crescimento rápido das células cutâneas. Na pele saudável, as células amadurecem e perdem-se em 28 a 30 dias. Nas pessoas com psoríase, este processo acelera-se 3 a 4 dias. A origem da psoríase não está totalmente esclarecida.

Cerca de 10 por cento dos doentes acabam por desenvolver artrite psoriática. Esta traduz-se por dor e deformidade, por vezes bastante debilitante, das pequenas ou grandes articulações.

Em Portugal esta doença afecta mais de 250 mil pessoas e cerca de 125 milhões em todo o mundo.

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *